O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta quinta-feira (17) a operação Parceria, para apurar o desvio de recursos públicos em obras contratadas pela Prefeitura de Santana do Matos.
A investigação aponta que empresas contratadas para executar serviços como pavimentação e construção de passagem molhada não concluíram as obras. Em vez disso, um ex-secretário de Obras do município é apontado como quem de fato coordenava os trabalhos, pagando operários com dinheiro em espécie fornecido pelas próprias empresas contratadas.
A Justiça autorizou o bloqueio de mais de R$ 900 mil das contas bancárias dos investigados e o sequestro de bens para garantir o eventual ressarcimento aos cofres públicos. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Santana do Matos, Angicos, Tenente Laurentino Cruz e Natal.
O MPRN também apura possíveis irregularidades em contratos, indícios de superfaturamento e vínculos familiares e comerciais entre os envolvidos. A operação contou com o apoio da Polícia Militar, 10 promotores de Justiça e 44 policiais.