Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

MOSSORO.gif

Brasil

Entenda a condição que Angélica descobriu ter precocemente aos 43 anos

angelica.JPG
TUDO SOBRE assassinado do ex-prefeito.gif

Quando tinha 43 anos, Angélica sentiu ondas de calor, insônia e irregularidade menstrual. Os sintomas levaram a apresentadora de TV a descobrir que tinha uma condição rara: menopausa precoce. A notícia é do repórter Bruno Bucis, do Metrópoles.

Conhecida também como insuficiência ovariana prematura, a condição atinge 1% das mulheres, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e ocorre quando a mulher para de menstruar antes dos 45 anos.

Atualmente com 51 anos, Angélica revelou que passou por uma menstruação precoce durante o programa Encontro, da TV Globo. A fala dela reacendeu debates sobre diagnóstico e tratamento.

 

Sintomas da menopausa precoce

  • Irregularidade menstrual ou ausência de menstruação.
  • Ondas de calor.
  • Suor noturno.
  • Secura vaginal.
  • Alterações de humor.
  • Diminuição da libido.
  • Sinais silenciosos.

 

“A insuficiência ovariana precoce impacta diversos aspectos da vida da mulher: vida sexual, perda de massa óssea, surgem sintomas de depressão, ansiedade e ressecamento vaginal. Isso assusta a paciente, pois ela não esperava passar por isso tão cedo”, diz a ginecologista Camila Martin Massutani, de São Paulo.

Sintomas como secura vaginal e alterações de humor muitas vezes são subestimados, retardando o diagnóstico. Em muitos casos, a causa da menopausa precoce é genética, mas tratamentos, como quimioterapia ou cirurgias, também podem desencadear o quadro.

A especialista explica que existem exames que podem ajudar no diagnóstico precoce. “A gente não precisa esperar a mulher ficar um ano sem menstruar para diagnosticar e observar”, disse.

“Um exame que podemos fazer para determinar se a mulher está perto da menopausa é através do exame de FSH (hormônio folículo-estimulante). Ele mede como está a reserva ovariana da mulher. Níveis altos de FSH demonstram que a paciente está se aproximando dessa fase”, conclui Camila.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado