Desde que perdeu a eleição para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 30 de outubro, o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi somente duas vezes ao Palácio do Planalto.
Ao longo desses nove dias entre o resultado das urnas e esta terça-feira (8), Bolsonaro deixou o Palácio da Alvorada – residência oficial da presidência da República – apenas duas vezes para compromissos públicos:
- Na última terça-feira (1º) para uma reunião com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O encontro ocorreu após Bolsonaro ter feito um pronunciamento em que agradeceu os votos que teve na eleição depois de quase 48 horas de silêncio;
- e na quinta-feira (3) para cumprimentar o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB) no Palácio do Planalto.
De acordo com a agenda oficial da Presidência, ele teve também um encontro fechado com o ministro da Economia, Paulo Guedes, no dia 31 de outubro, no Palácio do Planalto.
Agenda de Bolsonaro após resultado da eleição de 2022
A reunião com os ministros do STF aconteceu a portas fechadas e durou cerca de uma hora. O STF divulgou nota na qual informou que os ministros consideraram importante Bolsonaro ter reconhecido a derrota na eleição e ter criticado os bloqueios feitos em rodovias por apoiadores do governo.
O encontro com o vice-presidente foi anunciado pela equipe do governo de transição e comentado por Alckmin. O vice-presidente eleito disse que o convite foi feito por Bolsonaro e que os dois tiveram uma conversa "positiva".
G1