Lucas Pinheiro Braathen fez história neste sábado (14) ao conquistar a inédita medalha de ouro para o Brasil nas Olimpíadas de Inverno. O atleta de 25 anos alcançou a marca total de 2m25s após completar 1m11s08 na segunda descida.
A informação é da CNN. Principal nome do Brasil em Milão-Cortina, Pinheiro chegou à competição como um dos principais nomes na briga pela medalha inédita.
Ele se tornou o primeiro sul-americano a ganhar uma medalha nos Jogos de Inverno.
Aos 25 anos, o atleta atravessa o melhor momento de sua carreira na Copa do Mundo, ocupando o segundo lugar do ranking mundial no slalom, a prova mais técnica da modalidade, e a vice-liderança na classificação geral da temporada.
Filho de mãe brasileira, o esquiador nasceu na Noruega, mas optou por defender as cores do Brasil após romper com a federação norueguesa. Lucas compete sob a bandeira verde-amarela, trazendo visibilidade recorde ao país nos esportes de neve.
Domínio no Slalom
A vice liderança de Lucas no ranking do slalom foi consolidada após a etapa de Kitzbühel, na Áustria, no dia 25 de janeiro. Ao conquistar o quarto lugar na prova ficando a apenas 0,04s de subir ao pódio, ele atingiu a marca de 401 pontos.
Nas últimas oito etapas do circuito mundial, Braathen terminou todas entre os cinco primeiros colocados.
Nesta temporada, o brasileiro já subiu ao pódio quatro vezes:
- Ouro: Slalom em Levi (Finlândia).
- Prata: Slalom em Wengen (Suíça).
- Prata (2x): Slalom Gigante em Alta Badia (Itália) e Adelboden (Suíça).
Conheça a pista em que Lucas ganhou a medalha
Lucas Pinheiro Braathen fez sua estreia na Olimpíada de Inverno 2026 neste sábado (14) na prova do slalom gigante.
Foram duas descidas na pista de Stelvio que valeram a medalha. O local da prova fica estação Bormio Ski Centre, na região norte da Itália.
O percurso de esqui alpino na pista é marcado pela dificuldade em suas curvas. A queda vertical é de 1.023 metros e tem um gradiente máximo de 63%. O gradiente é a medida da inclinação, pois é a relação entre a queda vertical e a distância horizontal.
O local pode receber 7 mil espectadores na pista de esqui alpino.
Lucas Pinheiro Braathen competiu na modalidade de slalom gigante, que é uma prova em que a distância média entre as curvas varia entre 20 e 30 metros, e o tempo de descida costuma ser de um a um minuto e meio.
A pista apresenta curvas mais abertas em comparação com o slalom, e as portas pelas quais passa o atleta,ao invés de estacas coloridas, são usadas para delimitar o percurso.
Braathen volta às pistas na próxima segunda-feira (16), na prova do slalom.