O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), disse nesta sexta-feira, 27, que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) já foi comunicado oficialmente sobre a aprovação da quebra de sigilos bancário e fiscal do empresário Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha – filho do presidente Lula (PT). A informação é do O Antagonista.
Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, que investiga o esquema de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões, aguarda o envio dos dados.
“A Presidência da CPMI do INSS informa que o Coaf já foi oficialmente comunicado acerca da quebra de sigilo aprovada pelo colegiado, incluindo a solicitação de Relatório de Inteligência Financeira (RIF) referente a Fábio Luís Lula da Silva“, escreveu Viana, no X.
“O Ofício nº 1978/2026 – CPMI-INSS foi expedido no próprio dia da deliberação, com fundamento no artigo 58, parágrafo 3º da Constituição Federal e no Regimento Interno do Senado, estabelecendo prazo de 5 dias úteis para envio das informações. Todos os requerimentos aprovados foram formalizados e encaminhados ainda ontem, sem qualquer atraso ou postergação”.
Ele prosseguiu: “A CPMI cumpre rigorosamente suas decisões e seguirá executando cada medida aprovada pelo colegiado, com transparência, responsabilidade e estrita observância legal”.
A CPMI aprovou na quinta-feira, 26, a quebra de sigilos de Lulinha. O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Cabo Gilberto Silva (PL-PB), celebrou o resultado da votação.
“Hoje foi um dia histórico na CPMI. Quero parabenizar publicamente o Presidente da Comissão, Senador Carlos Viana, pela coragem, firmeza e respeito ao Regimento ao conduzir a votação que aprovou a quebra de sigilo de nomes que o governo tentou blindar desde o primeiro momento”, iniciou o parlamentar, em publicação no X, na quinta.
“O que vimos hoje foi um presidente que não se intimidou, que não cedeu a pressões e que colocou a verdade acima de qualquer interesse político. A aprovação dessas quebras de sigilo representa justiça para os órfãos, para as viúvas e para os aposentados que foram cruelmente lesados“.
Ele continuou: “Hoje o aposentado brasileiro está mais esperançoso. Hoje o pensionista sente que alguém está lutando por ele. Registro também meu reconhecimento ao brilhante trabalho do relator, Deputado Alfredo Gaspar, que tem conduzido os trabalhos com seriedade, técnica e compromisso com a verdade”.
O parlamentar ainda parabeniza e agradece a todos os parlamentares que votaram pela aprovação dos requerimentos. “Cada voto favorável foi um gesto de coragem e compromisso com o povo brasileiro. O que foi aprovado hoje abre caminho para revelar responsabilidades nos mais altos escalões”.
Gleisi viu “golpe”
A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), por sua vez, acusou o presidente da CPMI do INSS de conduzir de forma irregular a votação do pedido de quebra de sigilos bancário e fiscal de Lulinha. A votação terminou em confusão entre parlamentares.
“Foi golpe do presidente da CPMI. Temos maioria. Tínhamos ganhado a votação anterior. Ele não contou os votos. Fez votação simbólica e tratou de anunciar o resultado. Vamos recorrer disso”, declarou Gleisi.