A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (2) um projeto de lei que altera as condições para que municípios renegociem dívidas com a União. Pela proposta, as cidades terão um prazo adicional de até 240 meses para quitar as pendências. Desde 2016, essa regra é válida para estados e o Distrito Federal, mas os municípios não podiam usufruir da norma.
A notícia é do R7. A proposta é de autoria do deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP). Segundo o parlamentar, “não há justificativa para a exclusão dos municípios, que padecem das mesmas dificuldades, estrangulados pelas obrigações com o seu pessoal, fornecedores e prestadores de serviços, sem falar na incapacidade de realização de investimentos, em prejuízo da qualidade de vida das populações locais”.
“O alívio proporcionado pela diluição e pela dilação de suas obrigações a curto prazo deverá proporcionar o reequilíbrio das contas municipais e a recuperação de sua capacidade de investimento”, destacou o deputado.