A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (16), a PEC da Anistia, que isenta partidos de multa por casos de descumprimento de cotas de gênero e raça, dentre outras irregularidades, desde 2015.
A notícia é d'O Antagonista e foi destacada no Jornal das 6. No programa, Gustavo Negreiros citou que as cotas tem prejudicado, inclusive, mulheres eleitas no RN, como a vereadora Larissa Rosado.
Hoje, foram 45 votos pela admissibilidade do parecer, e 10 contra. Apenas a Federação PSOL-Rede e o Novo orientaram suas bancadas contra a PEC. Alguns deputados de PSB, Podemos, PP e União Brasil também foram contrários.
O texto agora será apreciado em comissão especial, ainda a ser criada. Como noticiamos ontem, segunda-feira (15), o projeto prevê até a liberação para compra de piscina por partidos políticos.
Mais cedo nesta terça, o PSOL acionou o STF para barrar a PEC. Esta pode se tornar a quarta anistia aprovada pelo Congresso nos últimos 30 anos. E, se aprovada, será a maior, custando R$ 6 bilhões aos cofres públicos.