A caminhada organizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) chega neste domingo (25) a Brasília. O movimento, que começou na última segunda-feira (19) em Paracatu, interior de Minas Gerais, acontece em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e contra as condenações referentes aos crimes cometidos em 8 de janeiro de 2023 na Praça dos Três Poderes.
A previsão da assessoria de Nikolas é que o ato chegue à Praça do Cruzeiro, em Brasília, por volta do meio-dia de domingo. Lá, ele e outros líderes da oposição devem discursar aos manifestantes. Deputados e senadores bolsonaristas devem participar do ato. Entre eles Rogério Marinho, líder da oposição no Senado.
Nikolas começou a usar um colete à prova de balas nos últimos dias do movimento promovido por ele em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e contra as ações do Supremo Tribunal Federal (STF).
A assessoria do parlamentar alega que o uso do colete, preventivamente, se deve a ameaças recentes feitas contra ele. A origem e a autoria das supostas ameaças não foram divulgadas.
Nikolas Ferreira saiu na segunda-feira (19) do município de Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais, com destino a Brasília, na capital federal. O gesto simbólico do parlamentar, após ser amplamente divulgado nas redes sociais, ganhou a adesão de outros membros do Congresso, apoiadores de Bolsonaro e também de eleitores do deputado federal.
Segundo o deputado, o objetivo do ato simbólico é protestar contra decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação aos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, especialmente o ex-presidente Jair Bolsonaro — condenado por tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022 e preso no Complexo da Papuda, em Brasília.