Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1366x244px.gif

Política

Aumenta percentual de eleitores que avaliam Governo Lula como ruim ou péssimo

backup/qibg7w0e6u768po8tzzauhpgxse0y4.jpeg

Pesquisa divulgada pelo IPEC nesta sexta-feira (9), contratada pelo jornal O Globo, mostrou que a avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu dentro da margem de erro. A parcela dos eleitores que consideram a gestão do atual presidente como “boa” ou “ótima” passou de 39% em abril para para 37% agora.

O número está dentro da margem de erro do levantamento, que é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. Já as avaliações de “ruim” ou “péssima” aumentaram de 26% para 28%. Os que consideram o atual mandato do petista como “regular” também aumentou, saindo de 30% para 32%.

Outro dado que chamou a atenção na pesquisa, porém, é que entre os eleitores que disseram que votaram no presidente no ano passado, menos de 70% consideram a gestão dele como "ótima" ou "boa". Segundo o levantamento, são 68% que estão nessa situação. Outros 27% dos que votaram em Lula em 2022 dizem ser regular. Nesta faixa, apenas 3% consideram a atual gestão como ruim ou péssima.

Outro recorte feito pela pesquisa Ipec se dá com relação ao apoio ao governo Lula entre eleitores que votaram em branco ou nulo no segundo turno das eleições. Neste segmento, os que apontam a gestão como ruim ou péssima são minoria (33%). A maior parte dessa população considera o governo como regular (43%) e 17% avaliam como ótimo ou bom.

Por outro lado, a maioria desaprova a maneira de o petista governar (47%) e não confia no atual presidente (64%).

APROVAÇÃO

A pesquisa Ipec mostra, ainda, que 53% aprovam a maneira como Lula está governando, enquanto 40% disseram desaprovar. Em março, 57% diziam aprovar o jeito que o atual chefe do Executivo administra o país.

PESQUISA O GLOBO

A pesquisa Ipec, contratada pelo jornal “O Globo”, tem intervalo de confiança de 95% e entrevistou presencialmente 2 mil pessoas entre os dias 1° e 5 de junho.

Segundo o levantamento, o eleitorado que vive mensalmente com até um salário mínimo é o que mais aprova o governo Lula (43%). No entanto, esta faixa também apresentou variação negativa, uma vez que em abril eram 53%.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado