A área de banho da Praia da Redinha, na Zona Norte de Natal, que viralizou nas redes sociais nos últimos dias, passou a gerar debates sobre a qualidade da água e uma possível contaminação no local. Nesta sexta-feira (9), o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Idema) divulgou um boletim atualizado de balneabilidade que classifica o trecho como próprio para banho.
O local ganhou notoriedade após a instalação de refletores, que passaram a iluminar a faixa de água durante a noite e evidenciar a coloração cristalina do mar. As imagens chamaram a atenção de moradores e turistas e renderam vídeos que já ultrapassam um milhão de visualizações nas redes sociais, transformando o trecho em um novo ponto de encontro neste verão.
Apesar da repercussão positiva, parte dos internautas levantou dúvidas sobre as condições ambientais da área. “Coliformes fecais com força nessa praia. Quem achar que estou mentindo, basta dar uma pesquisa básica no Google”, comentou uma usuária. “O único problema é que tem fezes boiando ao lado, vindas dos inúmeros despejos de esgoto na região”, escreveu outro.
De acordo com o Boletim, a única área de banho imprópria em Natal é a de Areia Preta, próximo à escadaria de Mãe Luiza, na Zona Leste.
Paralelamente às críticas, muitos comentários destacaram a beleza do local e a movimentação de banhistas. “Coisa boa é ver o povo sendo feliz com o simples”, escreveu um internauta. “A praia está belíssima. Estive lá ontem”, relatou outra usuária.
Com a popularização do espaço, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) orienta que os frequentadores adotem cuidados básicos de segurança, como respeitar a sinalização, seguir as orientações dos guarda-vidas, evitar o banho de mar após o consumo de bebidas alcoólicas, manter crianças sob supervisão constante e acionar as equipes em caso de avistamento de caravelas ou identificação de áreas de risco.
informações da Tribuna do Norte.