Souza x Hermano: América define hoje novo presidente em meio a polêmicas; veja propostas

26 de Outubro 2023 - 10h25

A eleição para presidente do América ganhou uma enorme proporção. Isso porque, diferentemente de quando o ídolo e atual presidente, Ivanaldo Souza, assumiu, não houve nenhum candidato de oposição. Curiosamente, na época em que o deputado estadual e ex-presidente, Hermano Morais, esteve à frente do clube, também não houve disputa. Nesta quinta-feira (26), descobriremos quem será o novo executivo do clube.  Conforme informado pela comunicação, as votações se iniciam às 9 horas e se encerram às 16 horas.

Opositores, Souza e Hermano vivenciaram a campanha de formas diferentes. Hermano, bem mais participativo com a imprensa, falou com diversos veículos de comunicação. Enquanto Souza, optou por mandar um vídeo à imprensa, na última quarta-feira (25).

Internamente, o América está rachado. O modelo de Sociedade Anônima do Futebol e a gestão da Hype, detentora de 80% dos direitos do clube, geraram controvérsias internas e fizeram o Conselho Deliberativo se dividir em duas partes.

A situação da SAF é a tecla mais batida, inclusive, tanto pela situação, quanto pela oposição. Enquanto um lado acredita na recuperação através dos aportes financeiros, o outro acredita que o clube está "muito entregue" à empresa e precisa existir um "pulso mais rigoroso".

O grupo do atual presidente optou por explanar as reestruturações e projetos futuros do clube, baseados em uma condição financeira maior para dar uma estrutura de "time grande" ao alvirrubro. 

 

Já o do opositor, apontou diversos "erros" cometidos pela gestão, relacionada à SAF. Em entrevista ao Jogo Rápido, da 96 FM, por exemplo, Hermano denunciou "contratos e empréstimos feitos pelo América sem a devida observação do CD".

No quesito apoio da torcida, é inegável que Souza leva vantagem. Em todas as enquetes que vi e fiz, o atual presidente é considerado, praticamente, intocável. Chegou até a ter protestos de membros de uma torcida organizada do América na frente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) para ameaçar não votar mais em Hermano, caso o parlamentar seguisse com sua campanha.

Um porém nessa situação toda, é que os votos no América são apenas restritos aos 106 membros do Conselho. E aí, surgiu uma nova briga: a judicial entre os dois lados. Um grupo de dez conselheiros tiveram que ir à Justiça para conseguirem remover a restrição de votar.

O clube alegava dívida na anuidade. Contudo, os "barrados do baile" apresentaram um documento em que comprovaram terem participado da quitação de um débito da folha salarial, em 2018, e o montante seria posteriormente descontado nas anuidades. O juiz acatou o argumento e liberou o voto. Souza e o advogado do América recorreram da decisão.

Enfim, diante de tantas trocas de farpas e polêmicas, surgem as propostas. Confira:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Jonas farias silva 23/10/23 11:07

Souza já teve sua chance ...subiu pra c...e voltou pra D....vamos mudar ..vamos botar hermano pra ver...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado