Neymarzice vs Netice

14 de Outubro 2023 - 13h28

Os conflitos entre Neymar e Neto só mostram a falta de senso de duas pessoas relevantes e influentes para o futebol e que não conseguem se portar como exemplo.

De um lado, Neymar e suas eternas Neymarzices. Eu o vejo hoje e lembro do atrito com Dorival Júnior, lá em 2010, pelo Santos. Talvez aquela tenha sido a primeira crise do craque e que foi muito mal contida.

Do outro, Neto e suas Netices. Consagrado no meio do futebol, mas gasta sua energia em agressividade e ofensas em seu programa, que tem, sim, méritos por ser tão bom em audiência.

Ambos tomam atitudes irresponsáveis perante à relevância que possuem para sua geração. Com Neymar, me concentro mais no âmbito esportivo, mas não ignoro o fato de se relacionar com várias mulheres, tendo sua mulher, apesar de eu não saber como é a relação dos dois, com sua bebê recém-nascida.

Neymar não pode ser o responsável por criar uma geração de jogadores irresponsáveis. Quando será que ele vai valorizar sua condição de experiente é ídolo para os demais jogadores do Brasil inteiro? Fazer uma festa e levar Vinicius Júnior, que fez um péssimo jogo contra a Venezuela, e Richarlison, que vive uma fase terrível, é só a prova dessa construção de uma geração sem limites.

Eu sei que os dois são grandinhos, mas caberia ao experiente usar sua responsabilidade para compreender o momento em que estavam. Um empate em casa com a Venezuela é motivo de celebração?

Aí me vem à memória outros craques que eram festeiros: Romário, Ronaldo, Ronaldinho... Porém, todos apresentavam resultados em campo para festejar.

As Neymarzices precisam ser controladas. Se Neymar quiser, realmente, participar do ciclo da próxima Copa do Mundo, ele precisa sair dessa realidade de apenas idolatria ao redor que entrou quando foi para o PSG.

Neto exagera nas suas críticas, mas não está errado em cobrar Neymar. O que me preocupa nas falas é o teor. Você dizer que era para jogar "mijo" é algo preocupante. Ele acha mesmo que não vão tentar isso da próxima vez?

Enquanto jornalista, sei meu trabalho e a responsabilidade que ele tem. Tudo o que é falado, influencia. Do mais novo ao mais velho, alguém vai ouvir e vai seguir sua opinião e ideia. Não adianta fingir que não tem relevância. Alguém em algum lugar levou tudo o que foi dito totalmente a sério e vai querer fazer o que foi sugerido.

E aí ultrapassa o limite do respeito e se torna algo até vexatório para o apresentador. Admiro muito o trabalho de Neto, por conseguir ter seu público fiel, mesmo com um perfil tão criticado. No entanto, há alguns momentos que não devem haver aplausos, como nesse caso de Neymar.

São gerações pessoais e esportivas sendo influenciadas pelos dois. Só essa responsabilidade não basta para terem um filtro sobre como agir enquanto profissionais?

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Rebeca 23/10/23 14:05

senso de q??? deve ser dificil n conseguir dizer o q pensa. n e possivel q seja jornalista

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado


João Maria Pegado 23/10/23 15:20

Sem relevância é vc com esse comentário, deve ser inveja ou incompetência mesmo, Neymar disse algo muito importante, não foi a Cuiabá de turismo foi trabalhar e representar o Brasil, portanto,a reação a quem o agrediu é mais do que justa.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado