Greve de professores da UFRN é mantida por tempo indeterminado

25 de Abril 2024 - 07h08

A greve dos professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) continua por tempo indefinido. Em uma assembleia extraordinária com a presença de mais de 340 professores, a decisão de manter a greve foi aprovada pela grande maioria. A discussão ocorreu na tarde de quarta-feira (24), tanto presencialmente no auditório Otto de Brito Guerra, na reitoria da UFRN, quanto remotamente, via Zoom.

A proposta apresentada pelo Governo Federal na 4ª Reunião da Mesa Específica e Temporária da Área da Educação, realizada no dia 19, foi rejeitada pelos professores. A visão da categoria é que, embora a proposta tenha mostrado algum progresso, ela ainda pode ser aprimorada. 

Os professores também aprovaram que o comando de greve faça um novo pedido à reitoria para a suspensão do calendário acadêmico. Na quinta-feira (25), os professores planejam se juntar aos estudantes em um ato organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) para solicitar essa suspensão. O protesto está programado para as 14h, no pátio da reitoria da UFRN.

Algumas das sugestões feitas durante a atividade foram encaminhadas ao comando de greve, incluindo: a expansão do comando; uma moção de apoio à luta dos argentinos pela educação pública, visando uma greve latino-americana; notas em resposta às posições e orientações da administração da UFRN; apoio à luta dos bolsistas, pelo aumento das bolsas e pelo direito de fazer greve; e uma nota para a comunidade acadêmica.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado