Curtinhas: salvação pela união, SAF vai mal, Bahia é muito bom, resultados e mais

15 de Fevereiro 2024 - 00h11

Que Deus nos ajude!

Vi um vídeo emocionante criado marketing conjunto, imagino, da Federação Paraense, do Clube e do Paysandu. Uma mostra real de que, juntos, podemos vencer a violência, o reacionarismo e traçar um caminho de crescimento juntos. Penso assim. E a força do futebol, um dia vamos despertar, para que as torcidas se unam não só para provar que podem estar presentes num mesmo estádio, mas também unidas contra o racismo, a homofobia, a xenofobia, a misoginia e todos os tipois de discriminação que, por conta de algunas mentes doentes, ainda purulam em nossos estádios como vermes imunes às vacinas. Um pensamento livre, de mãos dadas, irmanados em defesa da democracia plena. Chegaremos lá, nesse caso sim, vou usar o nome Dele tantas vezes clamado por vozes falseadas, que Deus nos ajude!

A SAF vai mal

Se a SAF do America  tem expertise em gestão, marketing, na parte comercial e em termos de obras, deixa muito a desejar na condução do futebol. Martin Carvalho destoa, e pra negativo. E isso tem que ser dito, porque  é a realidade. Já vimos como foi no ano passado. Faz tempo que a gente já percebeu que o problema maior são as contratações. Na verdade, os critérios para as contratações.  A SAF se reforçou com Mariel Mess, Caio Derrosso (já saiu), mas o futebol tocado por Martin Carvalho não vai pra frente. Até quando?

Mesma opinião

Separei em itálico acima, o que escreveu Mállyk Nagib em seu twitter. Não sei se pelo tempo que já estamos trabalhando juntos, mas parece combinado. Esse era exatamente o assunto que eu abordaria na abertura dessa minha coluna pós-Carnaval. Até agora, desde o ano passado, no que diz respeito ao futebol, a SAF é um embuste e se nesse empreendimento ninguém tem moral para dizer ao Martin Carvalho para se afastar quando assunto for contratações, não tem jeito. Neste momento duvido que possamos encontrar um torcedor que acredite numa reação desta equipe formada por jogadores que, pelo amor dos deuses - Renan Bragança, Alan Ferreira, Gilvan, João Lucas, Marcos Ítalo, Vini Guedes, Rodriguinho, Rafinha, Gustavo Ramos, Juliano, Caio Hones - não dá, não, não e não. Que a milagrosa subjetividade do futebol possa salvar o América.

Volta Spice

Fora da partida contra o Vitória devido a um incômodo na coxa, o zagueiro Wesley Santos está em tratamento intensivo e sequer treinou com bola essa semana. Ele está fora do jogo desta quinta-feira e deve ser substituído por Thiago Spice. A boa nova é que o volante Walfrido, recuperado de lesão muscular,  retomou às atividades e pode ser uma opção para o técnico Rafael Lacerda, assim como o ala Henrique Ávila, também totalmente recuperado de uma lesão muscular. Não sei qual a escalação do Alvinegro para a partida contra o Botafogo/PB, mas espero que o Lacerda faça a opção por um time equilibrado, mas com poder ofensivo, afinal, não existe outro resultado interessante que não seja a vitória da recuperação.

O Belo é bom

Vi dois jogos do Botafogo, adversário do ABC nesta quinta-feira e fiquei impressiona com a boa partida do Belo, principalmente a segunda, em casa, diante da Juazeirense que também se mostrou ser uma boa equipe. Quem mais me surpreendeu foi o Pipico, jogando de 9,enfiado, se tornou um jogador perigoso, pois apesar de veterano, já o considerava ex em atividade, abre espaços, prepara, dobra e finaliza bem.Olho nele. Um ótimo goleiro é Dalton e zagueiros seguros que saem para o jogo. O meio-campo de bons valores - Dudu, Brunos, Mota e Leite. Gostei. Um time rápido e de qualidade. Já no jogo em Recife, da estreia, quando ganhou do Náutico de 1 a 0, praticamente só se defendeu e não foi tão bem.

O Bahia é muito bom

O torcedor do América, claro, está se agarrando ao bom jogo que o time fez fora de casa contra o poderoso Fortaleza, perdeu roubado de 2 a 1, e na derrota do Bahia para o River, em Teresina. Se confiem não. Eu vi esse Bahia duas vezes. No jogaço contra o Sport, abertura, que era para ter vencido de goleada, não fossem os milagres do goleiro Caíque França. Era jogo para cinco ou mais e olha que foi contra o Sport. Na derrota contra o Ríver, que viveu de dois lances, o Tricolor foi atrapalhado pelo péssimo estado do gramado do Castelão, mas mesmo assim desfilou um ótimo futebol e também poderia ter vencido de goleada. Desperdiçou, de novo, muitas chances. Que esses fatos improváveis do futebol possam se repetir, pois assim o América, com o futebol que vem jogando, se salva de uma derrota que não seja humilhante. Empate ou vitória rubra, me perdoem, vou considerar "Sobrenatural de Almeida".

Copa do Nordeste - resultados

Na vitória do Fortaleza sobre o Ríver, 3 a 1, teve duas penalidades desperdiçadas pelo Leão. Thiago Galhardo e Pedro Rocha. Era goleada, mas mesmo assim não sinto no time do Fortaleza a mesma qualidade técnica do Bahia. No entanto, claro, são duas equipes que brigam pela Orelhuda. Gols de Pikachu, Thiago Galhardo e Kervin, descontando Guilherme Escuro com um golaço. O Sport venceu o Itabaiana de virada, 2 a 1, no Batistão; Altos 1 a 1 Maranhão, no Lindolfo Monteiro, Náutico e Ceará empataram sem gols, nos Aflitos e o Juazeirense, bom time, venceu o Vitória de 2 a 0. Nesta quinta, ABC x Belo, Bahia x América e Treze x CRB.

Semifinais do Potiguar no dia 25/02

O Campeonato Potiguar 2024 tem data definida para a fase semifinal do primeiro turno. A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol emitiu resolução definindo a data dos jogos ABC x Santa Cruz e América x Baraúnas para o dia 25 de fevereiro.
A medida considera a designação dos jogos da 1ª fase da Copa do Brasil - Treze x ABC, no Amigão e Costa Rica x América - para os dias 20 e 21 de fevereiro.

Paulista e Carioca

No Carioca e Paulistas, jogos pós Carnaval,  o clássico, quente, Vasco x Fluminense, terminou 0 a 0. Sou suspeito, pois gosto demais de ver o Tricolor jogar; O Botafogo venceu o Volta Redonda de 3 a 0. O Flamengo enfrenta o Bangu nesta quinta-feira. No Paulista, o Corinthians goleou o Botafogo, em Ribeirão, 4 a 1, e o Santos, levando sufoco, venceu o São Paulo de 1 a 0 no Morumbi.

Renatinho Potiguar no Manaus

O Manaus anunciou a chegada do novo treinador da equipe, Renatinho Potiguar, ex -Sousa-PB. Renatinho já dirigiu Globo-RN, América-RN, ASA-AL, e mais recentemente, comandou o Sousa/PB. Ano passado levou o time paraibano às semifinais da Série D.
O gerente executivo Márcio Passos, que já atuou no futebol do RN deve ter feito a indicação, imagino.  Acho até que os dois chegaram a jogar juntos. Ele comentou sobre a chegada de Renatinho. "Renatinho é um jovem treinador em ascensão, com bastante experiência no futebol. Tem boas campanhas regionais e chegou muito perto do acesso à Série C em 2023. Espero que tenha sucesso", destacou.

Marcos Júnior no Náutico

O bom segundo volante Marcos Júnior, que teve boas passagens em Natal por América e ABC, 2017 e 18, respectivamente, depois de um ano atuando na Armênia, no Urartu, regressou ao Brasil e está reforçando o time do Náutico. Deve ser por isso que o Paulo Sérgio "Pistola D'água" voltou a fazer gols. Outra curiosidade que eu não sabia é que ele faz parte da carteira de atletas da BrazilSport de Lupércio Segundo e João Quebra-Osso. Esse é o time de jogador, já conhecido, de qualidade, que nossos times bem poderiam ter repatriado.

Final da Libertadores em Buenos Aires

A final da CONMEBOL Libertadores de 2024 já tem sede definida. Nesta terça-feira (13), a AFA (Associação de Futebol da Argentina) se antecipou à Conmebol e anunciou que a cidade de Buenos Aires receberá o jogo. Ainda não há confirmação de qual estádio será o palco do duelo, mas espera-se que o Monumental de Núñez, casa do River Plate, seja o escolhido, ainda mais após a reforma que fez dele o maior da América do Sul. Bombonera, do Boca Juniors, o Nuevo Gasómetro, do San Lorenzo, e o José Amalfitani, do Vélez Sarsfield são os outros candidatos.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado