Curtinhas: notas vãs, punição ao canastrão, rodada de decisões, QFC vem aí e mais

05 de Fevereiro 2024 - 23h01

Reclamações e "riscos n'água"

Quer ler um monte de balelas? Veja abaixo. Pois a gente que esse tipo de reclamação, sempre muito divulgada pela FNF sem força política nenhuma, não vai alterar em nada e que, em breve, outro clube potiguar vai ser garfado mais uma vez. Quiçá não seja o ABC na próxima rodada.

A nota inútil

A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF), em conjunto com o filiado América-RN, encaminhou pedido de providências à CBF acerca da atuação da equipe de arbitragem durante o duelo entre o Alvirrubro e o Fortaleza, pela Copa do Nordeste. A Ouvidoria da Arbitragem remeteu documento à FNF admitindo que não ocorreu a suposta infração assinalada em campo de jogo, no lance que originou o gol da equipe cearense, e que a equipe será corrigida sobre a necessidade de aprimoramento. A Ouvidoria informou ainda sobre a solicitação do VAR nos jogos, alegando que a implementação da tecnologia depende de condições técnicas dos estádios do torneio.

Punição ao canastrão

Punição ao canastrão Marinho. O advogado Klebet Cavalcanti concorda com minha cobrança e indica o caminho para a denúncia de anti-jogo agressão ao fair play do atacante do Fortaleza. O América tem que tomar essa providência para que, pelo menos, os "atores" se sintam pressionados a não repetirem esse tipo de palhaçada, recurso de quem não joga patavina, caso do camisa 11 do Fortaleza. E eu me pergunto sobre esse jogador e não é de hoje, de raiva pela falsa penalidade, mas como é que um perna de pau como ele conseguiu enganar em tantos clubes, chegando a jogar nos maiores do Brasil. Futebol é coisa de louco mesmo.

Decisões na última rodada

E teremos no meio de semana os jogos do Campeonato Potiguar, antes da segunda rodada da Copa do Nordeste. No Grupo B,  o ABC enfrenta o Potiguar, na quarta, partida que decide a continuidade do Time Macho na competição. Ele precisa vencer e torcer para que o Baraúnas não tire a diferença de saldo de gols. E até o Forcinha tem chance, basta que vença o Baraúnas, jogo à noite, no Barrettão e que o Alvinegro ganhe do Potiguar. Os três têm chance. O ABC já está garantido na primeira colocação e fica expectativa para ver qual o time que Lacerda vai colocar em campo. Já se sabe que ele vai fazer mudanças. O atacante Douglas Skilo foi regularizado e fica à disposição para estrear já nesta quarta-feira (7).

América x Santa Cruz pela primeira posição

No A, o América lidera com dois pontos de vantagem sobre o segundo colocado, que é o Santa Cruz e os dois se enfrentam em partida marcada para a quinta-feira, no Barrettão, às 15h. A briga é tão somente para saber quem será o primeiro ou segundo. Um empate dará a vantagem ao time rubro. E o Santinha que não é bobo nem nada não abriu mão de jogar no estádio de Ceará-Mirim, certamente por ter visto o melhor rendimento do time rubro nas duas partidas que fez em arenas de Copa do Mundo. Marquinhos Santos vai com força total? Fica a dúvida.

O outro duelo do Grupo A, Globo x Potyguar Seridoense, foi antecipado de quarta para terça-feira, às 15h, no Barrettão, já que as duas equipes não têm mais chances de classificação para as semifinais e apenas entrarão para cumprir tabela.

O novo Globo

Todo mundo espera que seja um novo tempo na equipe do Globo. A equipe de Ceará-Mirim anunciou boas novidades, jovens valores, alguns da terra que, tenho certeza, vão oferecer guerra e luta pelas vitórias sem riscos de irregularidades. Eugênio Gomes já vai ter à disposição os reforços de Guilherme, zagueiro ex-América do Rio e Portuguesa do Rio, Alyson Baixinho, ex-Alecrim e ABC, Juninho, lateral ex-Santa Cruz, Marquinhos Gabriel, Rafael, goleiro ex-Alecrim e Tiringa, ex-América e Visão Celeste.

O QFC  vem aí

A nova SAF do futebol potiguar será lançada nesta terça-feira (6). O QFC – Quinho Futebol Clube, nasceu para realizar ideias, sonhar com um futuro promissor e transformar a vida de jovens em cidadãos para o mundo. Mais que um clube, um hub de talentos da paixão brasileira para o esporte mais amado do país: o futebol. O lançamento do projeto vai acontecer nesta terça-feira (6), às 16h, no auditório da FNF. Eu só espero que não seja mais um clube beija-mão de José Vanildo, pois precisamos de mudanças positivas para que o futebol do RN volte a crescer.

Leandro Sena cai

Dois treinadores que trabalharam recentemente em Natal perderam seus empregos no final de semana. Leandro Sena, campeão brasileiro pelo América, que estava no comando do ASA de Arapiraca, e Fernando Marchiori, ex-ABC, que foi demitido do Santo André. O empate 1 a 1, diante do Coruripe, em casa, quando já havia perdido na rodada anterior para o CSE, 2 a 0, e o novo tropeço,e 1 a 1, com o time B do CRB, partida da Copa Alagoas, provocaram, cedo demais, claro, a queda do Sena. O time de Arapiraca estava na liderança do Grupo B da Copa Alagoas e ocupa a quinta colocação no Estadual. Futebol  maluco. Foram dispensados os jogadores Iago, Gilvan, Wermeson e Alisson Araçoiaba.

Marchiori fracassou de novo

No caso de Marchiori, nas quatro partidas que disputou no Paulistão o Ramalhão não venceu nenhuma, perdeu duas e empatou duas - 3 a 1 para o São Paulo na estreia fora, 0 a 0 em casa diante do Novorizontino, 0 a 0 novamente em casa no duelo contra o Água Santa, derrota para o Botafogo em Ribeirão Preto, e derrota nos seus domínios para o Bragantino, 2 a 1. O treinador paulista vem de fracassos seguidos em ABC, Náutico, Sampaio Corrêa e agora no Santo André.  Por outro lado, Thiago Carvalho, que teve passagem apagada pelo América, acertou com o Aymoré/RS.  A danada da dança dos treinadores.

A ascensão de Thiago Carpini

E ainda de treinador. O Thiago Carpini, 39 anos, assumiu o São Paulo, grande lance de sua vida e já conquistou o título da Supercopa do Brasil. Dia desses ele era auxiliar técnico de Evaristo Piza. Sua carreira começou  em 2019/20, no Guarani de Campinas, onde se tornou o mais duradouro do Bugre no século 21. Depois ele dirigiu Oeste, Inter de Limeira, Santo André  com conquistas importantes), Ferroviária, Água Santa (onde foi escolhido melhor técnico do Paulistão-2023) e o Juventude em 2023 (conquistou o acesso à Série A), comecinho de 2024. O cara precisa ter estrela nesse mundo doido da bola. Como jogador mediano, Thiago Carpini teve uma passagem pelo América, em 2008, onde fez apenas seis jogos.

Matheus Anjos no Remo

O empresário de Matheus Anjos ao justificar sua saída do ABC disse que o meia só jogaria da Série B para cima. Até justificável, o meia é craque, mas e o custo-benefício? Pois é, depois de um bom tempo sem sinalização de ninguém, o atleta acertou sua ida para o Clube do Remo, o maior gastador do Norte/Nordeste do Brasil. Matheus deve ter assinado ganhando três dígitos, sem dúvida. Um questionamento: será que o meia, que se machuca muito, vai conseguir jogar no clima e gramados pesados do Pará? E outra: sua esposa vai sentir uma diferença danada de Natal para Belém.

Coronel Ricardo x árbitros

Mállyk Nagib trouxe a informação de que dois árbitros já teriam deixado claro ao Coronel Ricardo Albuquerque, diretor do quadro de árbitros da FNF, que não trabalhariam em jogos de dois clubes de nosso Campeonato Potiguar. Ouvinte assíduo do programa, o mandatário mandou mensagem afirmando que desconhecia o fato e que nenhum árbitro fica de fora de seus sorteios. Bom, lá atrás, o Caio Max, em entrevista ao Marcos Lopes TV, já havia feito afirmação semelhante. Fica a dúvida no ar.

América contrata Rapadura

Considerado o melhor goleiro do Nordeste, Anderson Rapadura vestirá as nossas cores no Campeonato Brasileiro de Futsal.
Natural de Assu/RN, José Anderson de Moura Souza, 28 anos, não sabe jogar só com as mãos. A habilidade com os pés chama a atenção a cada gol marcado. O América já tem 15 atletas acertados e com o início das atividades prevista para o dia 19 de janeiro.

Vexame no Pré-Olímpico

A margem para errar diminuiu, mas o Brasil segue jogando mal no Torneio Pré-Olímpico. A seleção brasileira perdeu nesta segunda-feira o primeiro jogo do quadrangular final: 1 a 0 para o Paraguai. O atacante Endrick desperdiçou uma cobrança de pênalti aos 27 minutos de jogo, e o volante Peralta fez, de cabeça, o gol paraguaio nos acréscimos do primeiro tempo.
Uma vergonha o momento do futebol brasileiro. Um desatino essa geração das dancinhas, das frescuras e do pouco futebol. Esse Endrick já deve se achar o novo Neymar, em tudo, inclusive.

Mano Menezes é demitido

A demissão do técnico Mano Menezes, comunicada nesta segunda-feira (5) pelo Corinthians, pegou o vestiário alvinegro de surpresa. Pouco após a poeira baixar, a ESPN ouviu jogadores e funcionários do Timão, que foram unânimes em dizer que apoiavam o trabalho do agora ex-treinador alvinegro. Segundo as fontes, o elenco corintiano estava "fechado" com Mano, entendendo que os recentes resultados ruins, como as quatro derrotas seguidas no Paulistão, fazem parte da reformulação vivida no Parque São Jorge, com muitas mudanças de nomes da temporada passada para a atual.
Vi o Mauro Naves dizendo ter sido "ridícula" a demissão do Mano Menezes. Ele queria o quê?

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Marcio 24/02/24 15:11

Pós jogo contra o Maranháo fiquei a me perguntar se o Rafael assistiu jogos do adversário... estranho nâo ter treinado para anular as jogadas de Vinicius Barata e Robert. Nem ter falado no assunto pós jogo. DEU MOLE.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado