Ailton Krenak é primeiro indígena a tomar posse na Academia Brasileira de Letras

03 de Abril 2024 - 15h35

Ailton Krenak
O ambientalista e escritor Ailton Krenak é o primeiro indígena a tomar posse da Academia Brasileira de Letras (ABL). A cerimônia ocorrerá na próxima sexta-feira (5), às 20h, no Petit Trianon, no Centro do Rio de Janeiro, sede da instituição literária, quando ele receberá o colar de imortal de Fernanda Montenegro.

Eleito por 23 votos em outubro de 2023, Ailton Krenak ocupará a Cadeira de número 5, vaga desde a morte do cientista político e historiador Jose Murilo de Carvalho, em agosto de 2023. O líder indígena superou a historiadora Mary Del Priore, que teve 12 votos e o indígena Daniel Munduruku, que teve 4.

Na cerimônia de posse, Ailton Krenak receberá da atriz Fernanda Montenegro o colar de imortal e a espada através do acadêmico Arnaldo Niskier, elementos dados aos membros da Academia.

Em comunicado divulgado pelo site da ABL no dia da eleição, Ailton Krenak afirma que um de seus projetos como membro da instituição é criar uma plataforma, parecida com uma que já existe, para quem deseja ter acesso a centenas de imagens, textos, filmes e documentos, envolvendo mais línguas.

“Poderíamos fazer isso com todas as línguas nativas. Teria tudo a ver com a Academia Brasileira de Letras incluir mais umas 170 línguas além do português. Se olhamos os acervos que já existem, o Museu do Índio tem um acervo muito antigo de registros de narrativas, algumas delas só na língua materna. Vamos traduzilas com uma tradução simultânea e as pessoas vão poder ouvir. Podemos fazer isso junto com todas as etnias que estão envolvidas no resgaste linguístico. A UNESCO declarou essa década, a segunda década das línguas indígenas. Podemos chamá-la para dar um pouco mais de publicidade junto com a ABL, porque quando está na web, está no mundo, deixa de estar apenas no site. A ideia é priorizar a oralidade, e não o texto. O que ameaça essas línguas é a ausência de falantes” afirmou o líder indígena.

Ailton Krenak é autor de livros como “Ideias para adiar o fim do mundo” e “A vida não é útil”.

O evento de posse será exclusivo para convidados, mas será transmitido ao vivo pelo site e canal de Youtube da ABL.

Com informações da CNN.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias