Os produtos que carregam a chancela do Programa Feito Potiguar passam a ter mais visibilidade em função de parceiras estratégicas que possibilitam o acesso a novos mercados e o fortalecimento dos negócios. Nesse sentido, na região do Vale do Açu, o supermercado 10 de Abril, em Assú, já conta com gôndolas especiais dedicadas, exclusivamente, às marcas que receberam o selo Feito Potiguar, desenvolvido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte em parceria com federações estaduais. A ideia é que a iniciativa seja ampliada para toda a Rede Ideal de supermercados, à qual o empreendimento assuense é associado.
Para atrair a atenção do cliente que visita o supermercado, o espaço está instalado em local de destaque e recebeu identificação especial, com a marca do programa Feito Potiguar, lançado oficialmente em Assú quarta-feira (11). Nas gôndolas especializadas do Supermercado 10 de Abril, é possível encontrar mel, cachaças, biscoitos, doces, entre outros produtos que representem a identidade econômica, cultural e territorial do Rio Grande do Norte.
Proprietário do supermercado, o empresário Agivaldo Paiva explica que a essência do programa, caracterizado por despertar no povo potiguar o sentimento de pertencimento, foi decisivo para a adesão ao Feito Potiguar como empresa parceira.
“O Programa Feito Potiguar é uma iniciativa louvável, porque incentiva a questão do pertencimento, e eu considero isso fundamental para que a nossa região se desenvolva. Somos um pouco carentes nesse sentido, e o programa chega para incentivar esse sentimento. Ao valorizar o que é nosso, estamos fomentando esses negócios que receberam o selo. Uma mão puxa a outra. A gente tem que dar esse apoio para que a nossa região se desenvolva e cresça, gerando emprego, gerando sustentabilidade para toda a nossa região, e eu acho que o Sebrae tem um papel fundamental nesse processo”, ressalta.
Em visita ao estabelecimento comercial na quarta-feira (11), membros da diretoria do Sebrae-RN, acompanhados de representantes da equipe técnica da instituição, conheceram a estrutura e elogiaram a iniciativa do empresário. Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RN, Itamar Manso Maciel acredita que a parceria com o supermercado assuense impulsionará o fortalecimento dos negócios e, consequentemente, da economia do estado. Também participaram da visita o diretor Técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti Júnior; o gerente da Agência Sebrae no Vale do Açu, Fernando de Sá Leitão; o gestor do programa Feito Potiguar, Elton Alves; membro do Conselho Deliberativo, Nilson Brasil; e analistas técnicos do Sebrae-RN.
“Esse é o objetivo do Feito Potiguar: ser mais que um selo e contribuir para que os negócios genuinamente potiguares cresçam, sejam sustentáveis e possam levar a cara do nosso estado cada vez mais longe. E, para isso, contar com parceiros estratégicos como os supermercados, será decisivo para alcançarmos nosso objetivo, e por isso reconhecemos como de fundamental importância a adesão, aqui em Assú, do Supermercado 10 de Abril”, celebra Itamar Manso.
O supermercado 10 de Abril é o segundo no estado a aderir ao Programa Feito Potiguar. Em Mossoró, a Rede Queiroz de Supermercados também já exibe os produtos chancelados pelo selo Feito Potiguar em gôndolas especiais. Por esse motivo, os dois empreendimentos receberam o selo Feito Potiguar de Empresa Parceira.
Sobre o Feito Potiguar
A iniciativa é articulada pelo Sebrae-RN, Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do RN (Faern), Federação do Comércio (Fecomércio), Federação das Indústrias (Fiern), e conta com o apoio da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e Governo do Estado.
O programa marca importante movimento de valorização da produção local e fortalecimento dos pequenos negócios potiguares. Um dos principais instrumentos é o Selo Feito Potiguar, concedido a empresas que utilizem insumos locais e promovam, em seus processos e comunicação, os elementos que caracterizam a produção potiguar.