A pergunta mais esperada da sabatina do indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Cristiano Zanin, ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), foi respondida com certa tranquilidade pelo advogado: Lula foi absolvido pela Justiça? Foi, segundo afirmou Cristiano Zanin - veja no vídeo acima.
Na resposta, Zanin ressaltou que Lula foi absolvido em alguns processos, teve a condenação anulada em outros e cutucou o senador Sergio Moro (União Brasil-PR), ao citar que Lula foi absolvido por ter sido condenado por um julgador sem imparcialidade.
“O presidente Lula foi absolvido em diversas instâncias, em diferentes juízos e até no Supremo Tribunal Federal. E também no Supremo Tribunal Federal foram anulados processos em razão de uma falha estrutural, que era a ausência de um julgamento imparcial, a ausência de coleta de elementos e de julgamentos por um juiz imparcial. A Justiça tem como elemento estruturante a imparcialidade", disse Zanin em sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.
Zanin também respondeu a Sérgio Moro sobre a história que circulou bastante nas redes sociais, de que ele teria sido padrinho de Lula. "A minha relação com o presidente Lula é uma relação que se estabeleceu ao longo do tempo, na condição de advogado eu tive uma convivência bastante frequente com o presidente Lula. Não fui padrinho de casamento do presidente Lula. Prezo muito esta relação assim como a relação que tenho com outras pessoas, inclusive deste Senado da República", respondeu.