Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

FastaBode_Mossoro_1920x350px.png

Política

[VIDEO] Lula afirma que fome é causada por quem "come mais do que deveria comer"

backup/h2wa78k28w398ecz5vu79bs4nwnw2c.jpeg
TUDO SOBRE assassinado do ex-prefeito.gif

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta terça-feira (28), o decreto que reinstala o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), em uma cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. No evento, um trecho do discurso acabou viralizando nas redes sociais, quando o presidente afirmou que o motivo da fome é porque tem gente "comendo mais do que deveria comer". Veja o vídeo acima: 

No trecho sem falas desconexas, Lula destacou que o Consea nunca foi realmente extinto, apenas desmanchado. "Na verdade, eles nunca conseguiram acabar com o Consea. Eles desmancharam a estrutura legal que existia, mas muita gente que participava do Consea, pelo Brasil afora, continuaram lutando, continuaram organizado e continuaram tentando combater a fome por esses quatro cantos do Brasil", declarou o presidente Lula durante seu discurso ao falar sobre a extinção do Conselho.

O Consea foi criado em 1993 pelo presidente Itamar Franco e revogado dois anos depois, sendo substituído pelo programa Comunidade Solidária na gestão de Fernando Henrique Cardoso. Em 2003, Lula restabeleceu o órgão e iniciou um período de intensa participação social na construção de políticas na área de segurança alimentar. Em 2019, Jair Bolsonaro desativou o Consea em um de seus primeiros atos oficiais, ato considerado um dos responsáveis pela volta do Brasil ao Mapa da Fome.

O evento contou com a presença de ministros, autoridades e representantes da sociedade civil, que celebraram a volta do órgão, importante espaço institucional para a participação e o controle social nas políticas públicas de segurança alimentar e nutricional.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado