Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1920x350px.gif

Esporte

Uefa "rebaixa" mais um time de John Textor, CEO do Botafogo

Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
TUDO SOBRE assassinado do ex-prefeito.gif

O Crystal Palace, da Premier League, foi rebaixado de competição europeia, caindo para a Conference League, em um caso de propriedade de vários clubes, enquanto o Lyon poderá jogar a Europa League, informou a Uefa nesta sexta-feira (11).

A informação é da CNN. O time inglês se classificou para a Europa League ao vencer a Copa da Inglaterra na temporada 2024-25, enquanto o Lyon chegou à competição terminando em sexto lugar na Ligue 1.

Na última quarta-feira (9), uma medida para rebaixá-los à segunda divisão francesa, a Ligue 2, devido às suas finanças precárias, foi anulada. A decisão era aguardada pelo Órgão de Controle Financeiro de Clubes (CFCB) da Uefa, antes de decidir sobre o caso de propriedade de vários clubes.

"Consequentemente, a Primeira Câmara do CFCB prosseguiu com a avaliação da documentação apresentada pelo Lyon e pelo Crystal Palace e concluiu que os clubes violaram, em 1º de março de 2025, os critérios de propriedade multiclube", disse o comunicado da federação que comanda o futebol europeu.

Como Lyon e Palace se classificaram para a Europa League, o clube francês foi autorizado a manter sua vaga, já que terminou em posições mais altas em suas respectivas ligas, com o Palace terminando em 12º na Premier League.

O Eagle Football Group é o acionista majoritário do Lyon, enquanto seu presidente, John Textor, também detém uma participação majoritária no Palace. Textor posteriormente renunciou ao conselho de administração do Lyon, com Michele Kang sendo nomeada presidente do conselho.

O Palace declarou no mês passado que o coproprietário do New York Jets, Robert Wood "Woody" Johnson, assinou um acordo legalmente vinculativo para comprar a participação da Eagle Football Holding no clube da Premier League, sujeito à aprovação da Premier League.

No entanto, o Palace perdeu o prazo de março para cumprir as regras de propriedade multiclube.

Textor "atordoado"

"Honestamente, estou chocado. Fizemos todo o possível para nos separar do clube, como a Uefa exigiria, com um processo de venda que começou antes do prazo final e uma venda que ocorrerá bem antes do sorteio", disse Textor à Reuters.

"Agora, vendemos um clube que eu amo, para ajudar os torcedores do Palace a continuar neste ano de sonho, apenas para ter outra decisão fora de campo que arruína uma vitória esportiva histórica", declarou o também mandatário do Botafogo.

O Lyon havia sido rebaixado pela DNCG, agência de fiscalização financeira do futebol francês, em novembro devido ao mau estado de suas finanças, mas seu rebaixamento no Francês foi anulado pelo comitê de apelações.

O Palace ainda pode apelar da decisão no Tribunal Arbitral do Esporte, mas se a decisão da Uefa for mantida, as regras podem permitir que o Nottingham Forest jogue na Europa League se cumprir os critérios de admissão.

O Forest terminou em sétimo na temporada passada e se classificou originalmente para a Conference League, enquanto o Aston Villa e o Palace, quinto colocados, se classificaram para a Europa League.

As regras dizem que nenhum clube pode deter ou negociar títulos ou ações de qualquer outro clube participante das competições da Uefa e que nenhum clube pode ser membro de qualquer outro clube participante das competições da entidade.

Além disso, nenhuma pessoa tem o poder de se envolver simultaneamente na gestão, administração e/ou desempenho esportivo de qualquer clube e não deve ter nenhum controle ou influência decisiva sobre mais de um clube.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado