O setor de turismo do Rio Grande do Norte voltou a cair em julho, com recuo de 2,7% no volume de atividades em relação a junho. Esse foi o quarto mês consecutivo de resultado negativo e o pior desempenho entre os estados do Nordeste, além de ocupar a quarta pior posição no País.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (12). No ranking nacional, apenas Amazonas (-5,9%), Pará (-3,3%) e Goiás (-2,9%) tiveram quedas maiores.
Apesar da queda no volume de atividades, a receita nominal do turismo potiguar subiu 1,6% em julho, mas foi o menor resultado entre os estados nordestinos pesquisados.
No acumulado de janeiro a julho, o setor ainda mostra crescimento: 5,4% no volume de atividades e 13,2% em receita, na comparação com o mesmo período de 2024. Em 12 meses, os números também são positivos, com alta de 7,4% no volume e 14% na receita.
No cenário nacional, o turismo caiu 0,7% em julho frente a junho, terceiro resultado negativo seguido. O destaque positivo foi São Paulo, que cresceu 0,6%, seguido por Paraná (2%) e Minas Gerais (1,1%).
Além do turismo, o setor de serviços potiguar também registrou queda em julho: -1,6% no volume e -2,5% na receita, interrompendo dois meses de crescimento.
Os resultados completos da pesquisa estão disponíveis em: https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/pms/tabelas