O árbitro Iudiney Cesar Rocha E Silva expulsou o técnico Francisco Diá, do Piauí, após o empate com o Fluminense-PI, no estádio Albertão, em Teresina, em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Piauiense 2026. O profissional detalhou em súmula que o cartão vermelho foi motivado por causa de ofensas proferidas pelo treinador. Diá negou a versão do árbitro. A informação é do ge.
Veja relato da súmula
Cartão vermelho direto para Francisco de Assis Ciriaco dos Santos l Motivo: reclamar/protestar (verbalmente ou por gestos ostensivamente contra as decisões da arbitragem, proferindo as seguintes ofensas: “Tu bagunçou o jogo, isso é culpa tua, palhaço. Tu bagunçou mesmo, toda vez é assim, porr*, palhaço, ladrão - descreveu Iudiney Cesar.
Procurado pelo ge, Francisco Diá negou que ofendeu o árbitro; confira abaixo seu posicionamento na íntegra.
- Eu não chamei ele de ladrão. Em nenhum momento eu referi a palavra “ladrão”. Eu disse: “Você está com dois pesos e duas medidas, apitando somente para um lado”. Ele ouviu somente o quatro árbitro - pontuou Diá.
Com a expulsão, Francisco Diá será obrigado a cumprir um jogo de suspensão automática. Contudo, seu gancho pode aumentar, pois todo caso de cartão vermelho é levado a julgamento pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJD-PI).
Na súmula, Iudiney Cesar ainda relatou que sofreu outras ofensas de pessoas ligadas ao Piauí. O árbitro registrou que um “membro do staff” do Piauí invadiu o campo e ofendeu a equipe de arbitragem. Iudiney descreve na súmula que o homem seria Felipe Silva, filho de Diá e um dos auxiliares do PEC.
Relato da súmula na íntegra
- Informo que após o final do jogo, enquanto a equipe de arbitragem ainda se encontrava no campo, um membro do staff da equipe do Piauí Esporte Clube, que não estava relacionado na listagem do clube, o mesmo vestido com a camisa da equipe, invadiu o campo de jogo e passou a ofender a arbitragem, protestando verbalmente, proferindo as seguintes ofensas: “Tu bagunçou o jogo, roubou nós, seu ladrão, seu ladrão, tu está de sacanagem, palhaço, pode me expulsar, não estou relacionado mesmo, ladrão.”
- Informo que o mesmo foi contido por membros da comissão da equipe do Piauí. Informo ainda que o membro do staff, foi identificado como Felipe Silva, filho do técnico do Piauí Esporte Clube, senhor Francisco de Assis Ciriaco dos Santos.