Rodrigo Santana, que está próximo de ser anunciado como novo técnico do ABC, se envolveu em uma polêmica em 2022, quando apareceu em uma manifestação em frente a um quartel do Exército. A participação no ato, considerado antidemocrático, acabou custando uma oportunidade de trabalho no Corinthians naquele ano.
À época, o treinador estava com negociação avançada para integrar a comissão técnica de Fernando Lázaro como auxiliar. No entanto, o então presidente do clube paulista, Duilio Monteiro Alves, voltou atrás após a circulação de uma foto publicada pelo próprio Rodrigo em suas redes sociais, mostrando sua presença no local - confira abaixo:
Foto: Reprodução
O episódio ganhou repercussão nacional e foi decisivo para o encerramento das conversas com o clube paulista.
Rodrigo comentou o caso em uma entrevista coletiva durante sua apresentação como técnico do Remo, no ano passado. Questionado sobre a situação, o treinador afirmou que se arrependeu de ter postado a foto, e que aquilo acabou prejudicando sua carreira.
"Da minha vida particular, eu sempre procuro evitar de falar. Eu falo da minha vida profissional, falo do trabalho, que nem a gente está aqui para falar de Remo. Mas como eu respeito demais a profissão de vocês, tenho muitos amigos, vocês podem tirar a referência por onde eu passei com toda a imprensa. Realmente foi uma foto muito antes das eleições, onde eu tirei. Confesso que eu me arrependi de ter postado aquilo, deram um 'print' e, no momento da apresentação, que não é na frente do quartel, é muito lá na frente, aconteceu isso daí. Me prejudicou muito", comentou Rodrigo.
"Eu sou muito brasileiro, amo demais o meu país, amo demais o nosso povo e respeito demais a opinião de todos, independentemente de quem estiver no poder, eu vou estar torcendo pelo nosso Brasil, pelo nosso povo. Sigo a vida procurando sempre ser melhor, mas, que prejudicou, prejudicou bastante. Mas, a gente é maduro o suficiente para enfrentar isso, volto a dizer, me arrependi demais, não esperava que seria dessa forma, mas, em respeito a todos vocês, eu estou respondendo, nunca toquei, nunca fui muito claro neste assunto. Espero ser muito feliz aqui e não ter problemas, torcer sempre para quem estiver no poder que vença e que traga o melhor para a gente."
Apesar do episódio, Rodrigo Santana reconstruiu sua carreira e teve bom desempenho no comando do Remo em 2024, onde conseguiu levar a equipe de volta à Série B. Agora, está perto de ser anunciado pelo ABC para tentar tirar o clube da parte de baixo da Série C.