A campeã olímpica Rebeca Andrade decidiu estender o período sabático iniciado após os jogos de Paris 2024 e não vai competir em 2025. O principal compromisso do calendário seria o Mundial de Jacarta, em outubro, mas a ginasta de 26 anos optou por priorizar a recuperação física e mental, com foco total na próxima temporada, período que inicia a disputa por vagas para as olimpíadas de Los Angeles, em 2028.
Agora, em entrevista ao ge, o treinador de Rebeca Andrade, Francisco Porath “Xico”, disse que apesar de não competir mais torneios em 2025, e ficar de fora do mundial de Jacarta, a preparação de Rebeca Andrade será mantida, visando a temporada de 2026:
“A gente optou por ela não competir este ano. Dentro do planejamento da Rebeca, este ano seria mais tranquilo. Ativo sim dentro do ginásio, manter a preparação física, a proteção articular de todo o corpo, que ela precisa, fisioterapia, dores crônicas que ela leva, e vai levar talvez até quando parar a ginástica”, iniciou o treinador.
“É muito sacrifício. Vamos manter esse “destreinamento ativo”, que ela possa atender toda essa demanda fora do ginásio.
Na última terça-feira (12), a ginasta participou de uma palestra no Rio Innovation Week, e disse que não competirá mais provas no solo. Segundo a brasileira, o alto impacto da modalidade pode prejudicar sua preparação para os próximos mundiais.
Com informações de Metrópoles