Em apenas oito horas, foram registrados 150 milímetros de chuva em Natal, nesta quarta-feira (18), que provocou o desalojamento de famílias no loteamento José Sarney, na Zona Norte da cidade.
Em resposta, a Prefeitura do Natal, através de equipes da Defesa Civil Municipal e da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) prestaram apoio à população atingida. O Centro Ivone Alves, no bairro Lagoa Azul, foi adaptado para receber os moradores afetados e oferecer suporte emergencial, com fornecimento de alimentação, itens de higiene, colchões, e orientações sobre os serviços disponíveis.
Ainda nas primeiras horas da manhã, a Defesa Civil iniciou os atendimentos no Sarney. Segundo a secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Samara Trigueiro, o trabalho foi conduzido de forma integrada com o Corpo de Bombeiros e a Semtas. “Fomos acionados via CIOSP e, ao chegar ao local, percebemos que muitas famílias já tinham deixado suas casas por causa do avanço da água. Outras resistiam em sair, mas com o apoio do Corpo de Bombeiros, conseguimos realizar a evacuação e direcioná-las ao centro de acolhimento, onde estão recebendo o apoio necessário”, explicou Samara que completou: “Ainda não conseguimos vistoriar os imóveis porque é preciso esperar a lâmina d’água baixar. Assim que possível, vamos avaliar os danos e orientar a população, inclusive sobre possíveis interdições”.
A secretária da Semtas, Nina Souza, esteve no local para acompanhar o atendimento às famílias. “Viemos garantir que ninguém fique desamparado. Estamos distribuindo refeições, colchões, lençóis e tudo o que for necessário. É uma situação delicada, mas está sob controle. Junho é um mês chuvoso, e por determinação do prefeito Paulinho Freire, nos preparamos com antecedência para agir com rapidez”, afirmou.
Coordenadora do Serviço de Proteção em Situação de Calamidade Pública e Emergência da Semtas, Jéssica Rocha detalhou a operação de acolhimento. “Cerca de 300 famílias foram atingidas. Com o transbordamento da Lagoa do Soledade, seis ruas do loteamento José Sarney foram afetadas. Assim que fomos acionados pela Defesa Civil, nos unimos ao Corpo de Bombeiros e às lideranças comunitárias para orientar os moradores e iniciar o cadastramento. No centro, estamos garantindo alimentação imediata, entrega de cestas básicas e suporte para amenizar os danos o mais rápido possível.”
Além do fornecimento de alimentos, a Semtas também está atuando na reposição de documentos perdidos pela população. Entre os encaminhamentos estão a solicitação de certidões de nascimento e a orientação para a emissão de segunda via da identidade, por meio do CRAS e demais órgãos parceiros.
A ação da Prefeitura também conta com o olhar atento da população. Moradora do bairro há mais de 40 anos, Dona Rute procurou o centro de apoio ao lado da filha, que perdeu os bens após a inundação. “Minha casa foi atingida, mas conseguimos salvar algumas coisas. A da minha filha, não sobrou nada. Estou confiante que com toda a assistência que estamos recebendo da Semtas, as coisas vão mudar”, relatou.
A estimativa do Banco de Alimentos da Semtas é de que cerca de 300 cestas básicas sejam distribuídas ao longo do dia. Com equipes mobilizadas em diversos bairros, a Prefeitura de Natal segue monitorando áreas de risco e prestando assistência direta à população. Em caso de emergência, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelo número 190 ou a STTU pelo 156.