A capital potiguar apresentou redução significativa nos índices de acidentes e infrações de trânsito nos primeiros meses de 2025. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (9), durante audiência pública na Câmara Municipal de Natal, como parte das ações do movimento Maio Amarelo.
Segundo a secretária de Mobilidade Urbana, Jódia Melo, houve uma queda de 33% nas infrações por excesso de velocidade e uma redução de 18% no número de mortes causadas por sinistros de trânsito no primeiro quadrimestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Ela atribui os resultados às campanhas educativas promovidas pela Prefeitura de Natal, sob a gestão do prefeito Paulinho Freire.
“Cada vida importa. Por isso, temos levado ações educativas para todos os cantos da cidade: escolas, shoppings, ruas e bares, alcançando públicos de todas as idades”, destacou a titular da STTU.
A audiência foi proposta pelo vereador Herberth Sena (PV), que reforçou a necessidade de manter e ampliar os esforços conjuntos entre o poder público e a sociedade. “Os resultados são positivos, especialmente entre os motociclistas, que ainda representam o grupo mais vulnerável. Nosso desafio é continuar reduzindo os riscos”, afirmou.
O evento também contou com a participação de representantes da PRF, CPRE, Detran-RN e Ministério Público, que destacaram a importância da fiscalização aliada à educação no trânsito. O major César Fagundes, do Comando de Polícia Rodoviária Estadual, falou sobre a intensificação da Operação Zero Álcool, que visa coibir a embriaguez ao volante – uma das principais causas de acidentes fatais.
Já o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no RN, Péricles Venâncio, destacou o trabalho integrado da PRF nas frentes de fiscalização, educação e engenharia, com foco em ultrapassagens proibidas, motociclistas e caminhoneiros, além de ações em escolas e empresas.