Uma mulher de 34 anos morreu após passar mal durante um atendimento odontológico em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Macaíba, na Grande Natal, na tarde da segunda-feira (26). A vítima foi identificada como Conceição dos Santos da Silva.
Segundo relatos, Conceição buscou atendimento pela manhã na UBS do bairro São José do Campestre para a extração da raiz de um dente. Durante o procedimento, ela começou a se sentir mal.
Diante da emergência, a equipe médica da unidade solicitou apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas, segundo o companheiro da vítima, não havia ambulância disponível na UBS. Devido à demora no atendimento, ela foi levada por um carro administrativo da Prefeitura para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Esperança, em Parnamirim. Conceição foi entubada ao chegar, mas não resistiu.
Prefeitura se pronuncia
“Na manhã de segunda-feira, 26 de maio, uma paciente de 34 anos, sem comorbidades e regularmente acompanhada pela equipe da UBS Campestre, inclusive para tratamento odontológico com diversos atendimentos em seu histórico e sem qualquer intercorrência anterior, passou mal durante atendimento para tratamento dentário. Imediatamente foi atendida pela médica local com a realização dos primeiros socorros.
Em razão de tratar-se de uma urgência, a equipe acionou o SAMU. Porém, diante da demora do serviço, a paciente foi levada para a UPA de Parnamirim, o pronto atendimento mais próximo do local, no veículo administrativo da Prefeitura, sempre acompanhada pela médica e técnica de enfermagem. Tanto a equipe da Saúde de Macaíba quanto a equipe da UPA de Parnamirim prestaram todo o atendimento de forma ágil e cabível para o caso, porém infelizmente a paciente veio a falecer.
Importante destacar que a equipe técnica da Saúde de Macaíba permaneceu na UPA acompanhando toda a situação. A causa da morte ainda não é conhecida e deverá ser esclarecida mediante laudo a ser emitido pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO)”.