O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), cancelou a sessão da Casa nesta terça-feira (5) e convocou os líderes partidários para uma reunião de emergência. Os congressistas irão discutir a obstrução da oposição em protesto à prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A notícia é da repórter Maria Laura Giuliani, do Metrópoles.
Em publicação no X, Motta disse que acompanha o caso desde a manhã desta terça.
“Acompanho a situação em Brasília desde as primeiras horas do dia de hoje, inclusive o que vem acontecendo agora à tarde no plenário da Camara. Determinei o encerramento da sessão do dia de hoje e amanhã chamarei reunião de líderes para tratar da pauta, que sempre será definida com base no diálogo e no respeito institucional. O Parlamento deve ser a ponte para o entendimento”, escreveu Motta.
Obstrução no Congresso
Aliados de Bolsonaro ocuparam a mesa da presidência da Câmara, no plenário, e usaram fitas na boca como forma de protesto contra uma suposta censura do Judiciário brasileiro. Governistas chamam ações da oposição no Congresso de “chantagem”.