O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou indiretamente o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) nesta sexta-feira (29/8), afirmando que o parlamentar “fez uma campanha” contra mudanças na fiscalização do Pix para, segundo o presidente, proteger o crime organizado.
Em entrevista à rádio Itatiaia, Lula afirmou que o deputado tentou barrar uma iniciativa da Receita Federal voltada ao combate a crimes financeiros: “Agora está provado que o que ele tava fazendo era defender o crime organizado. E nós não vamos dar trégua para o crime organizado”.
Nikolas viralizou em janeiro ao publicar um vídeo alegando que Lula iria taxar o Pix. A repercussão negativa do vídeo contribuiu para que o governo revogasse a instrução normativa da Receita sobre fiscalização das transações via Pix. O governo informou que publicará medida provisória para garantir a gratuidade do Pix no país.
A Receita Federal publicou nesta sexta-feira norma que equipara o tratamento das fintechs ao dado aos bancos tradicionais, reforçando o combate a crimes financeiros. A medida vem após operação que revelou esquema do PCC usando fintechs e 40 fundos de investimento, com patrimônio de R$ 30 bilhões.
Lula também alertou que irá “mostrar a cara de quem faz parte do crime organizado” e disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro “que tome cuidado”.