Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

Internacional

Irã ameaça atacar Israel e bases americanas

Protestetos no Irã

O Irã alertou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que qualquer intervenção americana levaria Teerã a retaliar contra Israel e contra bases militares dos EUA na região. O anúncio foi feito pelo presidente do Parlamento iraniano, Mohammad Baqer Qalibaf. A informação é do O Antagonista.

Israel mantém alerta máximo diante da possibilidade de uma intervenção americana em apoio aos protestos contra o regime.

Trump afirmou no sábado, 10, que os EUA estão “prontos para ajudar” e alertou as autoridades iranianas contra o uso da força contra manifestantes. 

Em publicação na rede Truth Social, o republicano afirmou:

“O Irã vislumbra a LIBERDADE, talvez como nunca antes. Os EUA estão prontos para ajudar!”.

A declaração reforça o tom adotado por Trump nos últimos dias diante da crise iraniana.

Na sexta-feira, Trump afirmou que o Exército dos EUA estava “engatilhado e pronto” caso o regime iraniano matasse manifestantes. 

Israel

Segundo a Reuters, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o secretário de Estado americano, Marco Rubio, discutiram a possibilidade de ação dos EUA no Irã.

O parlamento iraniano se reuniu neste domingo para tratar dos protestos, que já duram mais de duas semanas. Durante a sessão, transmitida ao vivo pela TV estatal, Qalibaf afirmou que “o povo do Irã deve saber que lidaremos com eles da forma mais severa e puniremos aqueles que forem presos”.

Ele também reforçou a ameaça contra Israel e os EUA: 

“No caso de um ataque ao Irã, tanto o território ocupado quanto todos os centros militares, bases e navios americanos na região serão nossos alvos legítimos. Não nos consideramos limitados a reagir após a ação e agiremos com base em quaisquer sinais objetivos de ameaça.”

Os protestos continuaram no sábado em várias cidades e vilarejos iranianos. Segundo a Human Rights Activists News Agency (HRANA), o número de mortos relacionado às manifestações subiu para mais de 116.

Apagão online

O apagão da internet no Irã já dura mais de 60 horas, segundo monitor NetBlocks. 

O diretor da NetBlocks, Alp Toker, afirmou à CNN internacional que parte da população tem conseguido se comunicar por meios alternativos, como terminais Starlink contrabandeados ou sinais de redes de países vizinhos. 

Vídeos enviados para fora do país mostram manifestantes nas ruas do bairro Punak, em Teerã, com celulares acesos, batendo em metais e soltando fogos de artifício.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado