O influencer Ivan Baron, ligado a pautas da esquerda, anunciou que se desfiliou do MDB e afirmou que deve fazer uma nova filiação partidária no futuro. A decisão foi comunicada em uma nota pública, na qual ele diz que a saída ocorre após “diálogos” e uma “análise atenta do cenário político do Rio Grande do Norte”.
No texto, Baron afirma que a decisão foi tomada por princípios e por entender que os acordos construídos no partido tomaram um rumo “distinto” do que ele considera compatível com seus ideais e bandeiras. Ele agradece ao presidente estadual do MDB, Walter Alves, e também ao núcleo nacional MDB Diversidade, citando a presidente Jana Renée.
Na nota, Ivan Baron diz que seguirá ao lado de quem se alinhe à justiça social, à defesa dos mais vulneráveis e a um projeto que, segundo ele, represente os interesses do povo potiguar. Ele também reforça a defesa de princípios de inclusão e respeito à diversidade e afirma que segue “firme” com a pré-candidatura a deputado estadual.
Além do conteúdo divulgado, a desfiliação ocorre em um contexto de rearranjo político no estado. Nos bastidores, a decisão também deve ter levado em conta o rompimento político entre MDB e PT no Rio Grande do Norte, que redesenhou alianças e abriu um novo cenário para nomes que se identificam com o campo governista e partidos de esquerda.