Após o resultado das eleições apontarem que a disputa pelo Palácio do Planalto será definida em segundo turno, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) têm buscado apoio de partidos políticos e aliados para vencerem a corrida pela Presidência da República.
No primeiro turno, realizado no último domingo (2/10), o atual chefe do Executivo federal, que tenta a reeleição, ficou atrás do petista. O candidato do PL recebeu 51 milhões de votos (43,20%) enquanto Lula ficou com 57,2 milhões (48,43%).
Até as 15h desta terça-feira (4/10), Lula tinha o apoio de 14 partidos políticos, enquanto Bolsonaro havia feito aliança com quatro siglas. Doze siglas ainda não definiram quem apoiarão e outras duas se declararam “neutras”.
Das legendas que manifestaram apoio ao petista, 10 integram a coligação de Lula, chamada “Brasil da Esperança”, que tem PT, PCdoB, PV, Solidariedade, PSol, Rede, PSB, Agir, Avante e Pros em sua composição. Dos quatro partidos que apoiam Bolsonaro, três são da coligação “Pelo Bem do Brasil”, que reúne PP, PL e Republicanos.
Metrópoles