A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, nesta quinta-feira (10), a "Operação Voz do Alto", com o objetivo de desarticular núcleos locais de uma facção criminosa interestadual com atuação predominante na região do Alto Oeste potiguar. A ação foi coordenada pela 4ª Delegacia Regional de Polícia de Pau dos Ferros (4ª DR), em conjunto com o 4º Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ), e contou com o apoio da Divisão de Polícia Civil do Oeste (DIVIPOE).
Ao todo, foram cumpridos 59 mandados judiciais — sendo 34 de prisão preventiva e 25 de busca e apreensão — nos municípios de Pau dos Ferros, Rafael Fernandes e Encanto. Cerca de 80 policiais civis participaram da operação, que resultou na apreensão de mais de 10 quilos de drogas (entre crack, cocaína e maconha), duas armas de fogo, além de munições.
As investigações apontam que os criminosos exerciam controle territorial em diversos bairros, impondo regras próprias, realizando "julgamentos" paralelos e aplicando sanções ilegais à população local, como forma de consolidar o domínio da facção sobre as comunidades.
De acordo com a Polícia Civil, a operação visa desarticular esses grupos e restabelecer a autoridade do Estado na região. O nome "Voz do Alto" faz referência à presença do poder público que, de forma firme e coordenada, atua para romper com a estrutura do crime organizado no Alto Oeste.
A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população no combate à criminalidade. Denúncias anônimas podem ser feitas pelo Disque 181, com garantia total de sigilo.