O deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB) foi eleito para o segundo biênio (2025/2026) da legislatura que se inicia hoje (1º) na Assembleia Legislativa do RN. Isso significa que, como já havia sido eleito para o primeiro biênio (2023/2024), Ezequiel ficará na Presidência da Casa Legislativa por 12 anos, após costurar acordos nos bastidores do legislativo e ter o apoio do Governo Fátima Bezerra (PT) para isso.
Inicialmente, a expectativa era que Ezequiel Ferreira ficasse apenas nos dois primeiros anos (ou seja, no primeiro biênio). O segundo estava sendo disputado por Tomba Farias (nome da oposição) e George Soares e Kleber Rodrigues (nomes da situação). Nenhum dos três, aparentemente, conseguiu viabilizar apoios suficientes para conseguir se eleger e a Presidência acabou caindo no colo de Ezequiel novamente.
Vale lembrar que, com os apoios dos pares, faltava a Ezequiel apenas a questão jurídica. Contudo, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu que não serão consideradas, para fins de inelegibilidade, as composições eleitas antes de janeiro de 2021. Com isso, Ezequiel teria jurisprudência para disputar novamente a presidência da Casa nos dois biênios (2023/2025 e 2025/ 2027).
A Mesa Diretora para o primeiro biênio é assim:
Ezequiel Ferreira - presidente
Tomba Farias - 1º vice-presidente
George Soares - 2º vice-presidente
Kleber Rodrigues - 1º secretário
Gustavo Carvalho - 2º secretário
Isolda Dantas - 3º secretário
Adjuto Dias - 4º secretário
POSSE
Antes da eleição, os 24 deputados estaduais eleitos no Rio Grande do Norte no pleito de 2022 para a 63ª legislatura tomaram. A 63ª legislatura vai de hoje até 31 de janeiro de 2027. A solenidade foi acompanhada pela governadora do RN, Fátima Bezerra (PT), autoridades estaduais, prefeitos e presidentes de câmaras municipais, além dos familiares e amigos convidados pelos parlamentares eleitos.
Além deles, quem também esteve presente do lado de fora da Assembleia foi o policial miltiar reformado Wendel Lagartixa (PL), que foi o candidato a deputado estadual mais votado no pleito de 2022, com 88 mil votos, mas não foi diplomado e nem tomou posse, por decisão do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski. Do lado de fora, Lagartixa afirmou que não precisa de mandato para ser deputado "e trabalhar pelo povo".
Dentro da Casa, a sessão preparatória, conduzida pelo atual presidente Ezequiel Ferreira (PSDB), iniciou com a abertura e composição da mesa com autoridades; leitura do compromisso constitucional; leitura dos Termos de Posse pelo primeiro secretário, juramento dos deputados e consequente assinatura pelos empossados.
Deputados (2023-2027):
Adjuto Dias (MDB)
Coronel Azevedo (PL)
Cristiane Dantas (SDD)
Divaneide (PT)
Dr. Bernardo (PSDB)
Dr. Kerginaldo (PSDB)
Eudiane Macedo (PV)
Ezequiel Ferreira (PSDB)
Francisco do PT (PT)
Galeno Torquato (PSDB)
George Soares (PV)
Gustavo Carvalho (PSDB)
Hermano Morais (PV)
Isolda Dantas (PT)
Ivanilson Oliveira (UNIÃO)
José Dias (PSDB)
Kleber Rodrigues (PSDB)
Luiz Eduardo (SDD)
Neilton Diógenes (PL)
Nelter Queiroz (PSDB)
Taveira Jr. (UNIÃO)
Terezinha Maia (PL)
Tomba Farias (PSDB)
Ubaldo Fernandes (PSDB)