A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS definiu, nesta quinta-feira (23), o cronograma dos próximos depoimentos. Entre os convocados estão ex-diretores do instituto, ex-ministros e presidentes de confederações sindicais. As oitivas compreendem o período entre 27 de outubro e 17 de novembro.
A notícia é da Agência Senado. O ex-ministro do Trabalho e Previdência da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Onyx Lorenzoni depõe à CPMI no dia 6 de novembro. O colegiado fechou acordo para convidar todos os que ocuparam a pasta da Previdência a partir de 2015.
Membros da gestão do INSS também estão previstos na agenda. No dia 27 de outubro, a comissão ouve Alexandre Guimarães, ex-diretor de Governança, Planejamento e Inovação do INSS.
Segundo a investigação, Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS", transferiu mais de R$ 2 milhões via Pix para empresas ligadas à Guimarães.
Em 17 de novembro, é a vez de Jucimar Fonseca da Silva, ex-coordenador-geral de pagamentos e benefícios do INSS. O colegiado chegou a aprovar um pedido de prisão preventiva ao servidor, que por sua vez, protocolou um habeas corpus no STF (Supremo Tribunal Federal).
Jucimar Fonseca da Silva foi afastado do cargo em abril deste ano, quando a operação da PF (Polícia Federal) sobre fraudes e irregularidades no instituto foi deflagrada.