A partir da próxima edição, a Copa do Brasil dará duas vagas para a Conmebol Libertadores do ano seguinte. Além do campeão, o vice também terá um lugar na principal competição de clubes do continente.
A notícia é do ge. A mudança, informada pelo primeiro pelo Estadão e confirmada pelo ge, foi debatida nesta quinta-feira, durante o Conselho Técnico da Série A, na CBF, no Rio.
Para isso, o Brasileirão, que hoje classifica seis equipes para a Libertadores, passará a ter cinco vagas – atualmente, os quatro primeiros conquistam lugar direto na fase de grupos, enquanto o quinto e o sexto colocados vão para as primeiras fases da competição.
Ainda não está decidido se o vice da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores ou nos mata-mata anteriores. A previsão é de que isso seja resolvido até a semana que vem, com a publicação dos regulamentos das competições.
Nada muda, porém, no torneio que está em sua reta final na temporada. Apenas o campeão de 2025 terá lugar na Libertadores do ano que vem.
Por enquanto o Brasil tem sete clubes garantidos no torneio de 2026: Flamengo (atual campeão), Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol e Fluminense (com vagas na fase de grupos), Botafogo e Bahia (fases iniciais).
O campeão da Copa do Brasil será o oitavo classificado. Caso Cruzeiro ou Fluminense, que já têm vaga pelo Brasileiro, vençam a competição, o Botafogo herda um lugar na fase de grupos da Libertadores, e o São Paulo, oitavo no Brasileiro, nas fases preliminares.
No ano que vem, a Copa do Brasil começará na semana do dia 18 de fevereiro. Os 20 clubes da Série A entram na competição a partir da quinta fase, em abril. A final, em partida única, será em 6 de dezembro e irá encerrar a temporada brasileira.