O Cajueiro de Pirangi, no litoral sul do Rio Grande do Norte, passou a funcionar com novo horário desde o último sábado (1º). Agora, o ponto turístico abre diariamente das 8h às 17h30, com exceção dos dias 1º de janeiro e 25 de dezembro, quando o funcionamento será das 10h às 17h30. Em dias de eleições, o local ficará fechado.
O ingresso custa R$ 10 e deve ser pago apenas por meio eletrônico — PIX, cartão de crédito ou débito — nos terminais instalados na entrada. A portaria publicada pelo Idema também prevê desconto de 30% para entidades sindicais do setor turístico que comprarem a partir de 500 ingressos, válidos por três meses.
Têm entrada gratuita os guias de turismo regional cadastrados no Cadastur e estudantes da rede pública do RN. Já a meia-entrada é garantida a estudantes de outros estados, professores, idosos, pessoas com deficiência, acompanhantes, jovens de baixa renda inscritos no CadÚnico e doadores de sangue e medula óssea.
De acordo com o diretor-geral do Idema, Werner Farkatt, as mudanças visam padronizar os procedimentos, incentivar o turismo sustentável e fortalecer a conscientização ambiental. “O Cajueiro de Pirangi é um patrimônio ambiental, turístico e cultural do Rio Grande do Norte”, afirmou.
Com cerca de nove mil metros quadrados, o Cajueiro de Pirangi é considerado o maior cajueiro do mundo e atrai visitantes do Brasil e do exterior interessados nas ações de preservação conduzidas pelo Idema.