O secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier (PT), afirmou que aceitaria assumir o Governo do Rio Grande do Norte de forma temporária caso se confirmem as renúncias da governadora Fátima Bezerra e do vice-governador Walter Alves, previstas para março deste ano. A declaração foi feita ao Jornal das 6, da 96 FM Natal.
Segundo Cadu Xavier, a eventual gestão teria como objetivo conduzir o Estado durante o período de transição. “Assumiria o estado tranquilamente até pra provar que o estado está longe de estar quebrado”, afirmou em contato com o Jornal das 6.
O nome de Cadu ganha força após a decisão de Walter Alves de não assumir o comando do Executivo estadual caso Fátima deixe o cargo. Walter deve renunciar à vice-governadoria para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, movimento já tratado nos bastidores políticos e que deve ser oficializado nos próximos dias.
Com a saída de Fátima e a renúncia de Walter, o presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Ibanez Monteiro, assumiria o Governo por até 30 dias. Nesse período, a Assembleia Legislativa realizaria uma eleição indireta para escolher o governador e o vice que concluiriam o mandato até o final de 2026, cenário no qual Cadu Xavier aparece como um dos nomes cotados.
Além do papel no governo de transição, Cadu Xavier também foi confirmado como pré-candidato ao Governo do Estado pelo PT nas eleições de 2026. A definição ocorreu após reunião com a cúpula nacional do partido, que também confirmou a pré-candidatura de Fátima Bezerra ao Senado Federal.