O Brasil começou a enfrentar tarifas mais altas do que a China nos Estados Unidos depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou a redução das alíquotas sobre produtos chineses, de 57% para 47%, nesta quinta-feira (30). O anúncio ocorreu após reunião com o presidente chinês, Xi Jinping, em um movimento que deixou o país sul-americano em desvantagem comercial.
Atualmente, os produtos brasileiros estão sujeitos a tarifas de até 50% para entrar no mercado americano, embora existam exceções para determinados setores. A Índia também foi penalizada com taxas semelhantes, em resposta à manutenção das compras de petróleo russo, contrariando as sanções dos EUA relacionadas à guerra na Ucrânia. No caso do Brasil, a penalidade foi atribuída por Trump a ações do país contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, julgado pelo STF por tentativa de golpe.
O encontro entre Lula e Trump, ocorrido no domingo (26) na Malásia, havia levantado expectativas de que as tarifas poderiam ser reduzidas. Apesar do tom otimista das negociações, Trump ressaltou que o encontro “não garante um acordo imediato” e que o Brasil continua pagando cerca de 50% de tarifa. Representantes comerciais dos dois países já iniciaram um calendário de reuniões para tratar dos setores mais afetados.
No mesmo período, Trump e Xi Jinping definiram um acordo que envolve a redução de tarifas sobre produtos chineses e compromissos de Pequim, incluindo a retomada da compra de soja americana, manutenção da exportação de terras raras e combate ao comércio ilícito de fentanil. O acordo também evita a imposição de tarifas de 100% sobre produtos chineses e suspende, por um ano, controles recentes sobre a exportação de terras raras, garantindo uma trégua temporária na guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo. Com informações do G1.
 
             
         
     
                    ![FireShot Capture 184 - _Musa do crime_, Japinha do CV não aparece na primeira lista de mor_ - [www.metropoles.com].png](/storage/2025/10/31/01K8XSFHSNHBB2JC6KQ39CJRY0.png) 
        ![FireShot Capture 183 - Faccionados do CV zombam da polícia_ _Os cria tá na pista. Só AK-47_ - [www.metropoles.com].png](/storage/2025/10/31/01K8XS2GJCQP854Q7CA2339AKQ.png) 
         
        ![FireShot Capture 182 - (1) BOPE NO MORRO ESPERANDO BANDIDOS DO COMANDO VERMELHO - YouTube_ - [www.youtube.com].png](/storage/2025/10/31/01K8XRQNK5NPQQVY9RMXCNGMKF.png) 
        ![FireShot Capture 388 - Megaoperação no Rio_ veja quem são os 99 mortos já identificados_ - [www.metropoles.com].png](/storage/2025/10/31/01K8XMPQE09D3TZ6D6TA1MB4KD.png) 
        ![FireShot Capture 181 - Esposa mostra _preparativos_ de William Bonner para despedida no JN_ - [www.metropoles.com].png](/storage/2025/10/31/01K8XQWSJ4B0R89S9BW9B908JF.png) 
         
         
        ![FireShot Capture 391 - Megaoperação no RJ_ PMs feridos seguem internados - [g1.globo.com].png](/storage/2025/10/31/01K8XNC224QQ4VBP4HPTGK6M5H.png) 
         
        ![FireShot Capture 387 - EUA consideram atacar alvos militares da Venezuela, diz jornal_ - [g1.globo.com].png](/storage/2025/10/31/01K8XK5YAYVMVGACKM6FFP9A6D.png) 
        ![FireShot Capture 385 - Instagram - [www.instagram.com].png](/storage/2025/10/31/01K8XJ5AFRA8NEQXRYMSX6G3PE.png) 
        ![FireShot Capture 384 - (37) OPERAÇÃO NO RIO ELIMINOU TAMBÉM CHEFES DO CRIME DE VÁRIOS ESTA_ - [www.youtube.com].png](/storage/2025/10/31/01K8XGVFNEXQ1P0VJ9A21BDXZ6.png) 
         
         
         
        