A lutadora Maria Clara Pacheco é a grande campeã da categoria até 57Kg do Campeonato Mundial de Taekwondo, em Wuxi, na China. Nesta sexta-feira (24), ela superou a coreana Kim Yu-Jin, atual campeã olímpica e subiu no lugar mais alto do pódio.
A informação é da CNN. Essa foi a primeira medalha de ouro do Brasil em Mundiais desde a vitória de Natalia Falavigna, em 2005.
“É uma emoção que eu não consigo explicar, é a primeira vez ganhando um título tão importante, que era o meu objetivo do ano. Estou muito feliz e queria agradecer a todos que estavam na torcida”, comemorou Maria Clara.
O Ouro consagra uma ótima temporada da lutadora. A jovem de 22 anos chegou ao Mundial como líder do ranking e favorita.
Após a eliminação na Olimpíada de Paris em 2024, Maria fez mudanças na equipe e desde então, são oito torneios disputados e sete medalhas de ouro. O único torneio que ela não venceu, foi o Grand Slam de Taekwondo 2024, onde ficou com o bronze.
Essa foi a segunda medalha conquistada por Maria Clara em Campeonatos Mundiais. Em 2023, ela ficou com o bronze também na categoria 57Kg.
Campanha do título
Maria Clara Pacheco fez um Mundial perfeito. Com cinco lutas e cinco vitórias, ela confirmou o favoritismo ao levar a medalha dourada.
A estreia na competição foi com a vitória por 2 a 0 sobre a portuguesa Leonor Correia. Em seguida, venceu a espanhola Laura Rodriguez Marquina, por 2 a 1, e a norte-americana Faith Dillon por 5 a 0.
Na semifinal, enfrentou a chinesa Luo Zongshi, atual campeã mundial, e venceu por 4 a 0. Na final, ganhou da coreana Kim Yu-Jin por 2 a 0.
Lutadores brasileiros voltam aos tatames na madrugada deste sábado (25). O Brasil terá representantes na categoria masculina 63kg com Guilherme Morais e na feminina 49kg com Camilly Gosch Camargo.