A produção industrial no Brasil diminuiu em abril de 2025, seguindo uma tendência comum para o período. No entanto, os números ficaram abaixo dos registrados no mesmo mês de 2024, quando o setor teve desempenho atípico e positivo. Os dados são da CNI (Confederação Nacional da Indústria).
A noticia é do portal R7. Apesar da queda em relação ao ano anterior, os índices de produção e emprego continuam acima da média para meses de abril em anos anteriores, sinalizando uma trajetória menos negativa em 2025.
A sondagem aponta também que, devido aos juros, a intenção de investimento dos empresários da indústria caiu para o menor nível desde novembro de 2023.
A utilização da capacidade instalada (UCI) — produção total que está sendo efetivamente realizada em relação ao potencial máximo de produção — manteve-se em 69% em abril, mesmo nível observado desde o início do ano. Em 2024, o índice chegou a 70% nesse período.
Já o índice de produção marcou 47,8 pontos. Por estar abaixo da linha divisória de 50, o dado confirma retração da atividade em relação a março. No mesmo mês de 2024, o índice ficou em 51,2 pontos, indicando crescimento na época.
O número de empregados também caiu, com índice de 49,2 pontos. Em abril do ano passado, o resultado foi de 50,1, o que indicava estabilidade. Segundo os empresários ouvidos, a redução observada agora é compatível com o padrão sazonal.
As expectativas do setor para os seis meses seguintes, medidas em maio, apresentaram recuo em todos os indicadores. O índice de expectativa de demanda caiu 1,3 ponto e atingiu 54,4.
Também houve baixa nas expectativas de compra de matérias-primas (53,2), exportações (51,9) e empregos (51,5).
A intenção de investimento atingiu 56,1 pontos em maio, com leve queda de 0,3 ponto em relação a abril. O índice continua em trajetória de baixa desde o pico registrado em dezembro de 2024 e acumula recuo de 2,7 pontos neste ano.