[VIDEO] "Sobrecarga" no Ceará causou apagão, revela ministro do Governo Federal

15 de Agosto 2023 - 19h11

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (15) que o apagão de mais cedo foi causado por um "evento" no Ceará e talvez um outro, em local ainda não detectado pelas autoridades. A notícia é do G1 - veja no vídeo acima: 

"Foi um fato que causou a interrupção na Região Norte e Nordeste e, por uma contingência planejada do ONS, minimizou a carga das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, para que não houvesse a interrupção total dessas regiões", disse o ministro em entrevista coletiva. Segundo ele, esse provável segundo evento pode ter sido na região da reserva do Xingu. Por volta de 15h desta terça, o governo informou que o sistema nacional de energia foi restabelecido, após o apagão do início do dia.

NO RIO GRANDE DO NORTE

A Neoenergia Cosern divulgou uma nota com o tamanho do apagão nacional que também atingiu o fornecimento de energia no Rio Grande do Norte. Segundo a empresa, foram 800 mil clientes que tiveram o fornecimento interrompido, em 123 municípios potiguares. Veja a nota na íntegra: 

NOTA - NEOENERGIA COSERN

"Natal (RN), 15 de agosto de 2023

A Neoenergia Cosern informa que foi autorizada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) a restabelecer o total de cargas afetadas pela ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN). A interrupção no fornecimento de energia, na manhã desta terça-feira (15), foi registrada em diversos estados do Brasil.

No Rio Grande do Norte, 35% das cargas foram afetadas em todas as regiões do Estado. A ocorrência teve início às 8h31 e o processo de recomposição das cargas ocorreu gradativamente. O restabelecimento do fornecimento nas áreas atingidas iniciou às 9h50 e finalizado às 11h28. 

A interrupção no forçamento de energia atingiu cerca de 800 mil clientes distribuídos em 123 cidades potiguares (localizadas em todas as regiões do estado).

As causas da ocorrência ainda estão sob análise pelo Operador Nacional do Sistema (ONS)."

CAERN TAMBÉM AFETADA

O apagão que afetou, pelo menos, 16 estados do Brasil, na manhã desta terça-feira (15), após ser registrada uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN), também causou uma "pane" no sistema de abastecimento de água do Rio Grande do Norte.

Conforme informado pela Caern, a instabilidade afetou os sistemas de abastecimento de água em todo o estado, dentre eles: Seridó, Alto Oeste, Mossoró e em Natal.

A Caern afirmou que adotará as medidas necessárias para religar todos os sistemas, assim que a energia for regularizada, e retomar o fornecimento de água, contudo, a parada pode ter uma repercussão de até 48h para completa normalização.

MINISTÉRIO VAI CRIAR GABINETE

O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou um comunidado à imprensa na manhã desta terça-feira (15) afirmando que foi criada “uma sala de situação” para monitorar o apagão que acometeu diversos estados do Brasil e o Distrito Federal. “O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente”, diz trecho nota.

Além do DF, a equipe de O TEMPO identificou apagões em 25 estados. Exceção é Roraima, que não está ligado ao sistema integrado nacional de transmissão de energia. Nas capitais de Minas Gerais e da Bahia, os trens do metrô ficaram parados. Procurada pela reportagem, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou que apura a situação.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias