Raio-X do Enem: Reveja horários e o que levar para não vacilar no primeiro dia

21 de Novembro 2021 - 06h55

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 fazem neste domingo (21) o primeiro dia de provas. Serão 90 questões de múltipla escolha divididas entre linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Os estudantes têm ainda que fazer uma redação.

Diante disso, o Portal 96 preparou um resumão de tudo que o aluno e seus pais, familiares ou amigos precisam saber (ou relembrar) para não vacilar no dia da prova. Vamos ao primeiro ponto fundamental: horário!

Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Saída sem caderno de questões: a partir das 15h30
Saída com caderno de questões: a partir das 18h30
Término das provas: 19h

Segundo ponto importante: o que levar na prova. Para ter acesso ao local de prova, é obrigatório apresentar um documento original com foto, pode ser:
RG;
Passaporte;
Carteira Nacional de Habilitação;
Carteira de Trabalho e Previdência Social.
Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros e refugiados;
Carteira de Registro Nacional Migratório;
Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;

Importante: Caso o documento oficial tenha sido roubado ou furtado, pode ser apresentado o boletim de ocorrência expedido há no máximo 90 dias. 

Mais importante ainda: Vias digitais ou cópias autenticadas não serão aceitas.

Lembrando que o cartão de confirmação de inscrição não é obrigatório, mas o MEC recomenda que o candidato leve o documento para conferir o endereço onde o exame será aplicado, os horários de abertura e fechamento dos portões, bem como a data de cada prova.

Sobre a pandemia, o Inep informou que será disponibilizado álcool em gel para o candidato higienizar as mãos no local de prova, mas ele também tem a opção de levar o seu. Contudo, uso de máscara é obrigatório e é proibida a entrada do participante sem ela por questões de segurança contra a covid-19. E, pelos mesmos motivos, o aluno pode levar máscara extra para fazer a troca durante o exame, se achar necessário.

O edital do exame prevê que quem estiver com Covid ou outra doença infectocontagiosas não deve comparecer ao local de prova. Nesse caso, o candidato diagnosticado deverá submeter um pedido de reaplicação da prova pelo página do participante em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação.

Outros itens permitidos: 
- Para o Enem, é obrigatório o uso de caneta esferográfica preta, produzida em material transparente para o preenchimento do cartão-resposta. Lápis, canetas coloridas, borracha não são permitidos.
- O candidato pode levar seu próprio lanche, se quiser.

Itens não permitidos:
- Telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos
- estes devem ser mantidos desligados e devidamente guardados no envelope porta-objetos. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
- Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
- Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
- Bebidas alcoólicas e/ou drogas ilícitas.

Transporte Público
A STTU reforçou as linhas de ônibus N-29 (Nova Natal/ UFRN/ Nova Descoberta) e O-63 (Felipe Camarão/ Mirassol/ Campus) neste domingo (21). As linhas vão adentrar no Campus Universitário, onde ocorrerá o Exame. Para mais informações, o cidadão poderá entrar em contato através do telefone 156.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias