Menos da metade das crianças que eram esperadas no RN foram vacinadas contra a Covid

09 de Fevereiro 2022 - 07h55

A vacinação contra a Covid de crianças de 5 a 11 anos está abaixo do esperado após mais de três semanas do início no Rio Grande do Norte, segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). O estado vacinou menos da metade do que esperava desde o início da campanha, em 15 de janeiro.

De acordo com dados da plataforma RN+ Vacina, atualmente pouco mais de 89 mil crianças receberam a primeira dose do imunizante, cerca de 44% das 200 mil vacinas que foram recebidas do Ministério da Saúde e distribuídas aos municípios para esse público até esta terça (8).

A Sesap esperava, portanto, que as cerca de 200 mil vacinas já tivessem sido aplicadas, o que representa quase 60% das 340 mil crianças nessa faixa etária no estado. Atualmente, 26% desse público-alvo total recebeu o imunizante.

Para a coordenadora de vigilância em saúde do RN, Kelly Maia, esse cenário abaixo do esperado pode ter relação com características especificas da vacinação desse público, como depender de um responsável para ir ao posto.

"Nós entendemos todas as limitações desse público, que precisa de um responsável para estar levando ao local de vacinação. Muitas vezes esse responsável exerce as atividades laborais, ou seja, trabalha no mesmo horário em que as unidades estão aplicando essas vacinas", explicou.
Apesar de estar abaixo do esperado, um levantamento do Globonews aponta que o RN tem o terceiro maior percentual de crianças entre 5 e 11 anos vacinadas do Brasil, atrás apenas de São Paulo (48%) e Distrito Federal (30%).

Outras secretarias de Saúde do país tem apontado problemas para imunizar um maior público. Na cidade do RJ, por exemplo, a prefeitura aponta que a procura foi de menos da metade do público esperado neste período.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias