Libertadores: Brasil pode ter até sete clubes nas oitavas; entenda cenários

23 de Maio 2022 - 11h47

Nesta terça-feira (23), começa a ser disputada a última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América.

Enquanto Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras já estão com a classificação garantida nas oitavas de final, outros quatro clubes brasileiros – Athletico-PR, Bragantino, Corinthians e Fortaleza – ainda possuem chances de chegar ao mata-mata.

Os três já classificados devem passar como primeiros colocados em seus respectivos grupos. O único que ainda tem chances matemáticas de ficar em segundo lugar é o Atlético-MG. No entanto, isso dependeria de uma extraordinária derrota para o colombiano Tolima, no Mineirão, por um placar com no mínimo três gols de diferença.

Dos oito representantes do Brasil no torneio, apenas o América-MG já foi eliminado. Na disputa do grupo D, que inclui seu rival belo-horizontino, o América-MG somou apenas dois pontos nos cinco jogos disputados. Caso vença o Independiente del Valle, nesta quarta (25), no Equador, o clube mineiro pode no máximo alcançar o terceiro lugar e garantir vaga na Sul-Americana.

Veja abaixo a situação dos clubes que ainda podem se classificar.

Athletico-PR

Na disputa pelo grupo B, o Athletico-PR enfrenta o venezuelano Caracas, na Arena da Baixada, na noite de quinta (26). Dos oito grupos da Libertadores, o B é o mais embolado, e todos os quatro clubes têm chances reais de classificação.

Com os mesmos sete pontos e duas vitórias do que o Libertad, uma vitória ou empate já garante a classificação ao Athletico-PR. Em caso de derrota, a eliminação é inevitável, já que The Strongest e Caracas estão colados na disputa, com seis pontos cada.

Grupo B

  • Libertad – 7 pts. / SG -1

  • Athletico – 7 pts. / SG -3

  • The Strongest – 6 pts. / SG +4

  • Caracas – 6 pts. / SG 0

Bragantino

O Bragantino disputa a última vaga do grupo C, que já tem classificação garantida do líder isolado Estudiantes de La Plata. O clube brasileiro tem os mesmos cinco pontos do Vélez Sarsfield, e dois gols de vantagem na diferença entre saldos de gols, que é o principal critério de desempate da Conmebol.

Uma vitória contra o lanterna do grupo Nacional do Uruguai, às 19h15 desta terça (24), fora de casa, pode garantir o Bragantino nas oitavas. Para isso, precisará torcer para o Vélez perder, empatar, ou vencer por um placar modesto o Estudiantes – que, até agora, empatou um e venceu quatro dos jogos que disputou na Libertadores.

Se empatar com o Nacional, uma derrota ou empate do Vélez podem salvar o Bragantino. Mas caso perca para o clube uruguaio, a eliminação será inevitável.

Grupo C

  • Estudiantes – 13 pts. / SG +7

  • Bragantino – 5 pts. / SG -1

  • Vélez Sarsfield – 5 pts. / SG -3

  • Nacional-URU – 4 pts. / SG -3

Corinthians

Disputando as vagas do grupo E com Deportivo Cali e Boca Juniors, o Corinthians encara o lanterna do grupo, Always Ready, na Neo Química Arena, às 21h de quinta (26).

Caso vença ou empate, a classificação para a próxima fase do torneio está garantida. Em caso de derrota, o Corinthians ainda pode se classificar, mas depende que o Boca Juniors não vença o Deportivo Cali na Bombonera – jogo que acontece no mesmo horário.

Grupo E

  • Deportivo Cali – 8 pts. / SG +4

  • Corinthians – 8 pts. / SG +1

  • Boca Juniors – 7 pts. / SG -1

  • Always Ready – 4 pts. / SG -4

Fortaleza

No grupo F, o líder isolado River Plate já está garantido nas oitavas. A segunda vaga será definida em uma disputa direta entre o Fortaleza e o Colo-Colo, que se enfrentam, às 19h de quarta (25), no Monumental de Santiago. Os dois clubes possuem os mesmos oito pontos.

O clube cearense chega para o jogo com uma diferença de três gols em relação ao saldo do adversário, o que lhe dá vantagem no caso de empate.

Grupo F

  • River Plate – 13 pts. / SG +8

  • Fortaleza – 7 pts. / SG 0

  • Colo-Colo – 7 pts. / SG -3

  • Alianza Lima – 1 pts. / SG -5

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias