Ivermectina não reduz internações por Covid, diz estudo

30 de Março 2022 - 20h48

Um estudo publicado nesta quarta-feira (30) no New England Journal of Medicine constatou que a ivermectina, fármaco utilizado para doenças parasitárias, não reduziu o risco de hospitalização por Covid-19. As informações são do G1.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram 1.358 pacientes com risco de doença grave em 12 centros de saúde do estado de Minas Gerais.

Segundo eles, o estudo mostrou que não houve diferenças nos resultados entre os pacientes que receberam a ivermectina para o grupo que recebeu placebo (substâncias que não contém ingredientes ativos).

"As evidências que apoiam o papel da ivermectina no tratamento do Covid-19 são inconsistentes", disseram os autores da publicação.

Vários estudos feitos ao longo da pandemia já apontavam que o remédio, usado para tratar vermes e parasitas, não funcionava contra a Covid-19. O remédio tem sido motivo de polêmica no Brasil desde 2020, por causa do "kit Covid" – um combo de medicamentos sem eficácia contra a doença que, mesmo assim, têm sido promovidos para tratá-la.

“Não há indicação de que a ivermectina é clinicamente útil”, disse Edward Mills, um dos principais pesquisadores desse novo estudo e professor de ciências da saúde na Universidade McMaster, do Canadá.

Foto: Nature/Divulgação.

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias