Fecomércio RN sugere privatização da Caern à governadora Fátima Bezerra

09 de Agosto 2022 - 07h54

A série de eventos “RN em Foco – Debatendo o Futuro da Economia Potiguar”, realizado pelo Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte, teve início nesta segunda-feira (08) com encontro entre empresários e representantes do comércio norte rio-grandense e a candidata à reeleição para o Governo do RN, Fátima Bezerra. 

Na ocasião, o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, realizou entrega do documento contendo os principais pleitos do segmento do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN. A íntegra das propostas está disponível no site www.fecomerciorn.com.br/rnemfoco.

“Juntos, os setores de Comércio, Serviços e Turismo contabilizam mais de 200 mil empreendimentos no estado, que geram ocupação e renda para 440 mil pessoas. Estes negócios pagam R$ 774 milhões em salários. O setor responde por 79% do PIB potiguar e por 77% do ICMS recolhido aos cofres públicos. Por isso, não poderíamos deixar de ter uma participação efetiva neste momento tão importante para a democracia do nosso estado”, disse Queiroz.

O documento contém análise de dados dos principais segmentos econômicos do estado, pesquisa com empreendedores e líderes empresariais e uma série de propostas técnicas, para que o candidato ao pleito do Executivo estadual possa aplicá-las nas áreas de gestão, segurança pública, turismo e empreendedorismo, tendo como proposta o fomento das atividades econômicas.

Entre as propostas, estão a privatização da Caern; redução de ICMS sobre energia elétrica das empresas do setor do Turismo; atenção à relicitação do Aeroporto Aluizio Alves e a regulamentação da Lei Geral das MPEs.

Essa última recebeu um destaque especial da candidata Fátima Bezerra, que aproveitou o momento para anunciar iniciativas que visam contribuir com a classe empreendedora.

De acordo com a gestora, o decreto com a regulamentação da Lei Geral será feito até o final de agosto. Ela também ressaltou a publicação, realizada na última sexta-feira (05), do decreto que instituiu o Comitê de Compras Públicas, umas das reivindicações da classe.

A governadora também falou sobre a publicação, ainda neste mês, da REDESIM – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, que irá permitir que o cidadão abra ou regularize o seu negócio de forma simplificada e sem burocracia. Por fim, a candidata anunciou novas medias sobre o Fundo de Aval e o decreto sobre a retributação do MEI, que prevê um crédito presumido para microempresa.

O momento ainda contou com participação de líderes empresariais com perguntas específicas sobre cada área atendida no documento. Fátima Bezerra enalteceu a importância do debate entre as entidades para o desenvolvimento da economia.

“Uma das coisas que mais valorizo é o diálogo, porque ninguém faz nada sozinho. É muito importante um diálogo franco, responsável, sem demagogia, com clareza e transparência, para que possamos construir e recuperar a economia. Se conseguimos recuperar o setor econômico, isso se deve, também, a participação de entidades como a Fecomércio RN”, disse a candidata.

Também compõem o documento entregue ao Governo do Rio Grande do Norte duas iniciativas propostas pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com sugestões em âmbito nacional para o setor. Trata-se da “Agenda Institucional do Sistema Comércio” e o resultado do projeto “Vai Turismo – Rumo ao Futuro”, com foco no setor do turismo potiguar, principalmente após o impacto da pandemia.

O evento, realizado no Centro de Eventos do Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, contou com a presença de toda diretoria do Sistema Comércio potiguar, bem como empresários e representantes sindicais do segmento de Bens, Serviços e Turismo.

Outro encontro com a mesma proposta será realizado na quarta-feira, 10, desta vez com o candidato ao Executivo estadual, Fábio Dantas.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias