Enem: Estudantes nota mil na redação ganham milhares de reais nas redes sociais; Veja como

21 de Novembro 2021 - 11h08

Lucas Felpi, de 20 anos, destacou-se no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 ao mencionar a série "Black Mirror" na redação - e ainda tirar nota mil.

Depois disso, tornou-se um "influencer" tão relevante nas redes sociais que foi até citado por outros candidatos em textos do Enem 2019. Impossível não dizer: "Nossa, isso é muito Black Mirror".

Lucas Felpi saiu da posição de aluno para virar referência na área. Ele grava vídeos com dicas sobre a prova e comemora, neste mês, a marca de 500 mil inscritos em seu canal do Youtube.

Já fechou parcerias e produziu conteúdos patrocinados para marcas como: Quero Bolsa, SAS Plataforma de Educação, Estácio, Sistema COC de Ensino, Salão do Estudante, Me Salva, Curso Anglo, Deezer (aplicativo de música), Lojas Americanas, Club Social...

"Imagino que muita gente pense no influenciador como alguém que encontrou uma boa forma de ganhar dinheiro. Mas não foi por isso que entrei no ramo. Eu queria ajudar as pessoas", conta Felpi.
"E foi muito bom ver que eu poderia ter um retorno financeiro com meus conteúdos, mesmo sem cobrar nada dos estudantes."

Todo o material fornecido pelo jovem para ajudar os candidatos do Enem é gratuito - apostilas anuais com a íntegra das redações que tiraram nota máxima, vídeos no Youtube, aulas on-line e posts com orientações de estudo no Instagram e no TikTok.

O dinheiro que ele arrecada é por meio de inserções comerciais, stories (vídeos curtos) sobre campanhas específicas de alguma empresa e posts patrocinados.

Ele prefere não mencionar valores, mas relata que a remuneração padrão para um post no Instagram é de no mínimo R$ 5 mil. No Youtube, "é bem mais do que isso".


ALINE SOARES

No Enem 2020, Aline Soares ficou no seleto grupo de 28 candidatos que alcançaram a nota máxima na redação.

Assim que ela gravou um vídeo no TikTok contando a novidade, percebeu que havia um interesse grande do público por suas dicas de estudo - o post bombou tanto que ultrapassou a marca de 1 milhão de visualizações.

"Comecei a postar mais materiais no Instagram e escolhi um nome fácil para o meu perfil: 'Ensina Aline'. Falo de como organizar a rotina, estudar para o Enem e escrever um bom texto", diz.

"Em 5 meses, já atingi mais de 10 mil seguidores no Insta e 30 mil no TikTok. É muita dedicação e esforço para cada post. Fico muito feliz de estar ajudando pessoas - recebo muitas mensagens de gente agradecendo, principalmente alunos de escola pública", conta.

Aline estuda direito na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e, nos intervalos das aulas, investe nas redes sociais. Sua intenção é contratar uma equipe especializada para aumentar a frequência de postagens.

 

LARISSA CUNHA

Larissa Cunha, de 22 anos, também tirou mil na redação do Enem 2020 e montou uma página no Instagram com dicas para escrever a dissertação: "Jaleco Informativo", em referência à sua aprovação em medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ela também vende e-books com dicas de repertório cultural para os alunos usarem em suas dissertações (R$ 60 cada) e dá aula e/ou corrige redações de 40 alunos.

Fonte: G1.

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