Deputado Daniel Silveira recebe medalha de Ordem do Mérito do Livro

01 de julho 2022 - 18h19

O deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), vai receber a medalha de Ordem do Mérito do Livro, da Biblioteca Nacional, em cerimônia nesta sexta-feira (1º). Ele foi colocado na lista de agraciados pelo presidente da Biblioteca Nacional, Luiz Carlos Ramiro Junior. A homenagem é outorgada a acadêmicos e intelectuais que contribuíram para a literatura nacional e já foi concedida a Carlos Drummond de Andrade. 

Silveira foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em abril deste ano a oito anos e nove meses de prisão, em regime inicial fechado, além da perda do mandato e multa por crimes de coação no curso do processo e de ameaça ao Estado democrático de Direito. O parlamentar fez diversos ataques ao próprio Supremo e aos ministros, inclusive incitando ações contra a integridade física dos magistrados.

Após a condenação, Bolsonaro editou um decreto para perdoar quaisquer penas aplicadas ao deputado. O presidente concedeu o benefício da "graça" a Silveira, procedimento de uso exclusivo do presidente da República, em que pode perdoar as penas de condenados por crimes que não sejam "a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos".

Neste ano, o prêmio comemora o Bicentenário da Independência do Brasil. Ao R7, Silveira disse que se sente honrado. 

"Porque, primeiro, comemora o bicentenário da nossa Independência e acaba sendo emblemática, né? O professor Ramiro, presidente da instituição, me coloca na lista de agraciados. Para mim, é muito importante, uma vez que atravessamos momentos atribulados no Brasil, momentos em que pessoas anormais tentam dar um ar normal à supressão da liberdade de expressão. Ou seja, a supressão da nossa independência", disse.

R7

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias