Cultura popular de luto com a morte de Mestre Severino do Coco

08 de Agosto 2022 - 13h34

A Cultura Popular está de luto. Faleceu neste domingo (7), aos 84 anos, o Mestre Severino do Coco. Nascido na cidade de Vera Cruz, o Mestre aportou na Vila de Ponta Negra há mais de 50 anos, onde se tornou um dos mais tradicionais divulgadores do Coco no Estado. A Prefeitura do Natal, através de todo o corpo de colaboradores da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte), se solidariza com amigos e familiares do lendário Mestre e lamenta a perda deste emblema da Cultura Popular. 

Mestre Severino manteve viva a cultura ancestral e era considerado um dos grandes artistas populares ainda vivos do estado. Sua obra foi registrada no documentário “Mestre Severino do Coco”, de Rodrigo Sena, projeto incentivado pela Prefeitura do Natal.  O filme registrou a importância de Mestre Severino para as futuras gerações.

Severino Bernardo Santiago foi mestre de uma arte criada entre os escravizados dos engenhos de açúcar do Brasil colonial. O coco, uma dança de roda e ritmo, surgiu em Pernambuco e se espalhou pelas capitanias adjacentes – Rio Grande do Norte, inclusive. “Mestre Severino deixa um legado de resistência e dedicação ao Coco. Um mestre ancestral que passou seu legado para outras gerações. É uma perda imensa”, comenta o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.

O Coco é um misto de batuques africanos e bailados indígenas guiado por uma cantoria em pares, e conduzida por palmas e instrumentos como ganzá, surdo, pandeiro, triângulo, e os tamancos de madeira que imitam o som do coco sendo quebrado.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias